O distanciamento social ainda é realidade em várias cidades do país, podendo se estender por tempo indeterminado.

Afinal, as pessoas buscam mais segurança para a própria saúde. Mas como manter atendimento em dia sem o contato próximo com o seu cliente?

É inevitável, o atendimento ao cliente mudou por causa da necessidade de distanciamento social.

Mesmo as revendas que continuam funcionando durante esse momento delicado precisaram se adaptar.

Muitos especialistas falam que a vida não vai voltar ao “normal” após a pandemia, com isso a maioria das empresas já está se adaptando para vivenciar o que seria o “novo normal”.

E o atendimento é uma das principais áreas que requer adaptação. Justamente por precisar seguir medidas preventivas e manter distâncias necessárias.

 

Cordialidade para manter o atendimento em dia

 

Mesmo com o distanciamento social, é totalmente possível manter um atendimento bom, cordial e que dê satisfação ao cliente.

Os profissionais devem ser treinados para manterem distância social de seus clientes, sem que isso seja um problema com relação a qualidade de atendimento.

Manter essa qualidade é fundamental para que o cliente tenha uma boa experiência de compra independentemente da situação.

Qualquer que seja a revenda sendo em ponto físico, delivery ou de outro tipo de atendimento, o cliente deve ser bem tratado, pois a experiência precisa ser positiva.

E no quesito compras presenciais, o ideal é que os clientes tenham acesso a álcool gel com facilidade, assim como os vendedores.

Atitudes simples como essas, dão ao cliente maior segurança para estar na revenda conferindo e escolhendo os produtos.

Uma vez que suas mãos foram higienizadas ao entrar na loja e isso evita propagação de vírus para todos que rodam nesse espaço.

 

Use a tecnologia a seu favor

 

O momento é extremamente delicado, mas as revendas continuam funcionando por uma questão de necessidade.

O caminhoneiro não pode ficar sem uma peça para troca emergencial.

E a revenda é justamente seu ponto de apoio para que o país não pare por inteiro. Afinal, o abastecimento do Brasil é feito por meio dos caminhões que circulam todos os dias.

Além de ser um ponto de apoio para os profissionais das estradas, a revenda precisa se manter faturando para resguardar os empregos dos profissionais.

A tecnologia é uma das grandes aliadas nesse momento complexo e delicado. Vender online se tornou uma solução para que o faturamento não seja negativamente impactado.

 

Venda pelo WhatsApp e entregue como Drive Thru

 

Uma possibilidade da tecnologia é vender usando o WhatsApp e entregar o produto na porta da loja, com o cliente ainda dentro do carro.

O atendimento online deve ser atencioso e focado em resolver as questões do seu cliente. Caso a peça seja trocada gratuitamente na revenda, é interessante vender online agendando horários de atendimento.

De forma que o profissional que faça a troca não precise ter proximidade com o cliente, que irá estacionar em local indicado e ter a peça substituída.

Fazer esse atendimento digital contribui para manter o nível de vendas saudável para a empresa.

E ainda assim, preserva a vida dos profissionais que não ficam aglomerados na loja junto com os clientes e contribui para o bom andamento das atividades dos caminhoneiros.

O bom atendimento online é capaz de fidelizar seus clientes, por mostrar disponibilidade e respeito da empresa com relação a esse momento delicado.

Além disso, um atendimento online dedicado e de qualidade é capaz de influenciar a decisão de compra dos clientes. Potencializando os resultados financeiros mesmo durante esse período.

 

A revenda precisa orientar os colaboradores

 

Manter o atendimento em alto padrão de qualidade é um processo desafiador e que exige esforços diários para qualquer empresa.

E isso principalmente quando o cenário mundial é como o atual – de pandemia – e muitas empresas precisam se reinventar para não fecharem as portas.

Por isso mesmo, se a ideia é implementar o WhatsApp como ferramenta de vendas e outras novidades, o treinamento precisa ser dado e é necessário ter preparo e conhecimento que o fluxo de contatos aumentará.

Todos os profissionais que vão lidar com esse cenário precisam de orientação com relação a higiene e ao atendimento nesse momento, para que nenhuma situação deixe a desejar.

Por mais que o cliente se aproxime do vendedor dentro da loja, manter o distanciamento com educação é fundamental.

Perceber essas questões que serão comuns no dia a dia a partir de agora é importante para orientar a equipe.

Afinal, as revendas continuam abertas e o atendimento sempre deve ser o melhor possível.