Saber o que seus clientes buscam mais é crucial para acertar nas compras da sua loja! Assim, o seu estoque estará sempre se renovando e você poderá alcançar o sucesso de vendas que sempre desejou.

 

As escolhas assertivas de compras para o estoque de sua loja dependem diretamente da capacidade do empresário de conhecer o seu público consumidor e entender as suas necessidades de compra.

 

Conhecendo os desejos de compras dos caminhoneiros que visitam a sua loja será mais fácil saber em que tipo de peças a empresa deve investir, visando principalmente fidelizar o público que já compra na loja, uma vez que eles sempre encontrarão os itens que desejam a cada nova visita.

 

Análise Através dos Dados de Vendas

 

Para saber o que os seus clientes buscam mais, é preciso começar uma análise das compras que são feitas em sua loja atualmente.

Observe quais são aqueles itens que nos últimos 6 meses tiveram mais saída. Além disso, solicite aos vendedores que anotem todas as peças que foram procuradas por clientes e não estavam disponíveis no estoque para vendas.

 

Ao cruzar esses dados, o que pode ser percebido? Os clientes estão em busca de peças funcionais ou peças para contribuir com a estética de seus caminhões?

 

Ter essa resposta baseada em dados é uma importante arma para a fidelização de caminhoneiros, uma vez que a empresa poderá tomar atitudes mais assertivas com relação às próximas compras que serão feitas, visando atender às necessidades do consumidor que já procura a loja.

 

Não só garantindo mais das peças que apresentam boa procura, como também adquirindo aquelas peças que foram solicitadas e a empresa não tinha para oferecer.

 

O ideal nesses casos é que o vendedor fique com o contato do cliente para que possa avisar a esse caminhoneiro quando a peça estiver em estoque.

 

Mesmo que ele não volte a loja para realizar a compra, seu cliente ficará satisfeito ao perceber que a necessidade dele foi ouvida pela empresa e que houve uma preocupação em buscar a peça para ofertar, criando um relacionamento com o cliente a partir dessa atitude.

 

Isso irá contribuir não só para a fidelização, mas para a divulgação da sua loja, porque certamente esse caminhoneiro irá comentar com seus amigos sobre como foi bem tratado e indicar a sua loja, gerando boca a boca positivo.

 

A Oportunidade de Atender Ao Nicho

 

Sabendo o que seus clientes buscam mais com base em dados concretos sobre suas últimas vendas, a empresa passa a poder trabalhar com o atendimento de um nicho a partir do momento que detecta que na realidade já atende esse público, mas que ainda não se atentou para essa oportunidade de mercado.

 

O que acontece é que se a sua empresa está com o estoque dividido entre peças estéticas e peças funcionais, mas suas vendas estão concentradas nas peças estéticas, aumentar o estoque dessas peças em detrimento das funcionais é a melhor solução.

 

Uma vez que o público já reconhece sua loja de autopeças como um local onde se pode encontrar as peças estéticas desejadas, melhorar a variedade desses itens para atender ao nicho de caminhoneiros que procura por esse tipo de peça se torna uma mudança necessária para aumentar as vendas e garantir um diferencial competitivo.

 

Passando a ser percebido pelos caminhoneiros que já são seus clientes e também pelos novos clientes como um especialista no nicho que você pretende atender, garantindo sempre peças de qualidade para o consumidor final.

 

Modificando gradualmente o seu estoque para atender somente ao nicho pretendido, de forma que as vendas possam ser turbinadas.

 

Identificar Seu Nicho Aumenta a Lucratividade

 

Identificar o seu público-alvo para atender ao nicho específico de caminhoneiros que já compra na sua loja é uma estratégia de marketing que precisa ser analisada pela sua empresa.

 

Visando aumentar a lucratividade, por isso, é preciso analisar também os dados de outros tipos de compras, verificando em números se essa mudança será financeiramente viável e se os seus fornecedores atuais poderão ser bons parceiros para essa nova fase da empresa.

 

Essa transição precisa ser pensada com calma, visando perceber se o seu nicho é forte o suficiente em poder de compra para manter a sua loja lucrativa.