A fidelização de clientes é essencial para manter sua loja sempre lucrativa, mas você sabe como fidelizar o público caminhoneiro? Se é esse seu objetivo, continue lendo que te daremos várias dicas de como fazê-lo.

Fidelização É Uma Questão de Estratégia

Para fidelizar o seu público você deve traçar estratégias que tenham esse objetivo principal, para que você tenha uma ideia melhor de como fazê-lo, separamos algumas dicas:

 

Entenda seu público

    Não tem como fidelizar alguém se você não sabe quem é essa pessoa e do que ela precisa! Você precisa ter informações sobre os seus clientes como idade, preferências e frequência de compras, tudo isso deve ser cadastrado no sistema durante as vendas para que você tenha informações relevantes que te dê sinais do que você precisa fazer para atender ainda melhor esse cliente e demonstrar que sua empresa se preocupa com ele.

     

    Ambiente

      Muitas empresas que trabalham com clientes do público majoritariamente masculino acabam cometendo o erro de pensar que o homem não repara na sujeira do ambiente, que existem peças largadas ou que a loja não está organizada. Ledo engano! Qualquer cliente que entra na sua empresa precisa se sentir bem ao estar nesse ambiente, notando que tudo está limpo e organizado e que o vendedor tem facilidade de encontrar as peças que ele precisa.

       

      Atendimento

        Todo cliente quer se sentir valorizado durante a compra. Ser bem atendido é fator crucial para que seu cliente volte! Nenhum publicitário ou profissional de marketing foi capaz ainda de inventar uma campanha melhor que aquela que o cliente satisfeito faz! O que acontece é que um cliente satisfeito propaga entre seus amigos que determinada loja vale a pena. Existem teorias da comunicação que alegam que um cliente satisfeito indica sua loja para 3 amigos, enquanto um cliente insatisfeito divulga que o seu negócio não vale a pena para 10 amigos próximos.

         

        Por isso, o atendimento de boa qualidade é tão importante, fazendo com que o seu cliente se sinta muito bem recebido e acolhido, percebendo que a empresa se preocupa com as reais necessidades dele e que ele poderá indicar essa empresa para todos os amigos dele.

         

        Para que você tenha melhor entendimento sobre a importância do atendimento no segmento de autopeças, clique aqui e leia nosso conteúdo a respeito desse tema.

         

        Pós-Vendas

          O momento após a venda é tão importante quanto o atendimento durante a venda! Se você liga para o caminhoneiro 2 ou 3 dias após ele ter comprado uma peça em sua empresa e conversa com ele perguntando se ele está gostando do produto e se ele tem alguma crítica ou sugestão, ele se sentirá acolhido e importante!

           

          E é isso que o seu cliente é: importante. A opinião do seu cliente deve sempre estar sob o olhar da equipe que gere a empresa para que todas as mudanças necessárias possam ser tomadas para que a empresa atenda cada vez melhor as necessidades de seu público. Justamente por isso, fazer um cadastro dos clientes e investir em ter mão de obra qualificada para fazer o pós-vendas é extremamente importante.

           

          O seu pós-vendas pode ser inclusive um diferencial competitivo da sua empresa, porque fará com que o seu cliente se sinta ouvido e reconhecido. Se você quer aprender mais sobre a importância do diferencial competitivo, clique aqui.

           

          O valor da experiência

            A última e talvez mais importante dica é que atualmente os clientes não buscam empresas que possam lhes oferecer um produto, mas sim empresas que oferecem uma experiência. E isso muitas vezes é difícil de entender, mas a compra não ocorre somente pelo preço ou qualidade do produto que a empresa vende, ela acontece pelo bom atendimento, porque a empresa pensou nas necessidades do cliente e porque o vendedor agregou valor para essa experiência de compra.

             

            O seu cliente tem que se sentir bem na sua loja, tem que perceber que o vendedor o respeita e está oferecendo uma solução e não empurrando um produto caro. Quando se quer fidelizar o público, é preciso pensar em todos os aspectos das vendas!

             

             

            Esperamos que essas dicas sejam aplicadas no seu negócio e você consiga vender muito mais para os seus clientes que serão ainda mais fiéis e divulgadores do seu negócio.