Em tempos de lojas virtuais competindo com lojas físicas, é interessante saber qual a real preferência do seu público-alvo para que você possa se adequar às necessidades dos seus clientes. Se você tem curiosidade para saber se entre lojas físicas e virtuais o que os caminhoneiros preferem? Continue lendo!

 

Lojas Físicas e Virtuais – O Que Os Caminhoneiros Preferem?

 

Em tempos de e-commerce, muitos empresários têm se perguntado se realmente vale a pena entrar nessa onda quando o assunto é revenda de peças de caminhões, disponibilizando uma loja virtual para atender aos seus clientes que já compram na loja física.

 

Alguns empresários até pensam em migrar da loja física para uma loja virtual. Mas será que realmente valeria a pena?

 

Para entender melhor esse universo, é preciso pensar em como anda o comportamento do consumidor. Uma pesquisa recente mostra que a maioria dos brasileiros, antes de comprar na loja física pesquisam informações na internet sobre o produto desejado.

 

Porém, passear no shopping e pegar o produto nas mãos, analisar os preços nas lojas físicas e só depois comprar pela internet ainda é um hábito de 63% dos brasileiros.

 

É fato que as vendas online continuam crescendo mesmo mediante o cenário de crise econômica que o Brasil vem passando, o que muitas vezes é visto pelo empreendedor como um sinal de que o mercado online não oferece riscos.

 

No entanto, é preciso entender que todo tipo de forma de venda tem vantagens e desvantagens para o empresário, por isso, separamos algumas dicas sobre lojas físicas e lojas virtuais para que você possa fazer um comparativo e decidir o que é melhor para a sua realidade.

 

Loja Virtual – Vantagens e Desvantagens

 

Como vantagens da loja virtual, temos alguns pontos a serem elencados:

Está sempre disponível para o cliente comprar no horário que for mais conveniente;

Possibilita uma maior gama de produtos a serem oferecidos ao mesmo tempo;

Tem maior alcance, ou seja, pessoas do mundo todo podem comprar na sua loja;

É menos burocrático do que montar uma empresa física;

Possui baixo custo operacional;

    E como principais desvantagens podemos citar:

    Clientes que se sentem inseguros ao realizar esse tipo de compra;

    Não permite ao cliente que tenha contato com o objeto que está sendo comprado, podendo ocasionar uma maior resistência à compra ou até mesmo uma dificuldade de decisão;

    Existe a possibilidade de que o produto saia em bom estado da empresa e chegue danificado para o cliente, gerando um custo adicional para a sua empresa;

     

      Loja Física – Vantagens e Desvantagens

       

      Como vantagens da loja física, temos alguns pontos a serem considerados:

      Atendimento humanizado;

      Oferece ao cliente a possibilidade de conhecer o produto e perceber fatores como qualidade e dimensões da peça;

        E como principais desvantagens podemos citar:

        Menor alcance e, portanto, menor visibilidade;

        Maior custo operacional que acaba sendo repassado ao cliente;

           

          Qual a Preferência do Caminhoneiro?

           

          Ao observarmos dados dos últimos anos, podemos perceber que o crescimento de vendas online de peças para veículos cresceu mais de 84% em agosto de 2015, quando comparado às vendas do ano anterior, período no qual a crise econômica já se encontrava avassaladora.

           

          O segmento de vendas de autopeças em lojas físicas também não deixou de crescer, segundo pesquisa da FecomercioSP, as lojas físicas de acessórios e peças de reposição de veículos faturaram mais de R$ 100 bilhões em outubro de 2015.

           

          Ou seja, esse é um mercado que mesmo em cenário de crise não foi tão afetado quando comparados com outros setores da economia que apresentaram queda nas vendas no mesmo período.

           

          Por isso, podemos alegar para você que quer empreender nesse setor, que você deverá analisar quem é o cliente que você deseja atingir e quais são os hábitos dele para que seu comércio seja online ou uma loja física e você possa atender a esse público da melhor maneira possível.

           

          Certamente você irá obter sucesso no mercado de vendas para caminhoneiros se você atender seu cliente da melhor forma possível, independentemente de ser uma loja física ou online.

           

          Se você ainda tem alguma dúvida se vale a pena entrar na onda do e-commerce, clique aqui para aprender mais sobre o tema. E se o seu objetivo é turbinar suas vendas em 2019, clique aqui e aprenda como.