Quem nunca sonhou em viajar pelo Brasil a fora levando cargas? Caso seja seu desejo, saiba que a carreira de caminhoneiro vem despertando o interesse de várias pessoas, ou seja, de todas as gerações. O desejo de liberdade e aventura em cruzar estados e países entregando cargas vêm ganhando uma proporção magnífica.

Andar por essas estradas a fora, é uma verdadeira fonte de inspiração para criação de canções e demais produtos culturais, que se apresentam para novas gerações como uma alternativa de carreira. Alguns anos atrás para conseguir frete, geralmente era uma tarefa fácil com mínimas exigências, visto que, precisa da CNH e atenção ao conduzir o veículo.

 

Seguir a vida de Caminhoneiro é uma alternativa?

A facilidade de conseguir frete melhorou e muito, visto que, as estradas no passado eram mais seguras de viajar sendo comparadas nos dias de hoje. Outro fator bastante interessante é o modal rodoviário que foi selecionado, sendo o modelo preferido no desenvolvimento da nação brasileira.

Os caminhoneiros mencionam, mesmo que as estradas eram seguras para trafegar, o acesso às informações era muito, mas muito inferior que nos dias atuais. Essa era uma época inesquecível para os profissionais do volante, pois eram mais valorizados.

A profissão de caminhoneiro apesar de possuir um papel chave na economia, infelizmente não é mais bem vista entre a nova geração.

As pesquisas realizadas pela CNT com os profissionais do volante, ajudaram a entender porque as novas gerações, em sua maioria desistiram de seguir carreira na estrada:

·         32,1% acreditam que ela prejudica o convívio familiar;

·         34,9% a consideram desgastante;

·         60,6% dos entrevistados acham a profissão perigosa.

 

Sendo comparado o quadro de pesquisa, podemos admitir que os valores baixos do frete é considerado um absurdo se comparado ao alto valor de combustível, aumentando as taxas de assalto, evitando a oportunidade de crescimento.

 

Qual o novo perfil para ser caminhoneiro

Normalmente, a metade dos profissionais que estão ativos inicia a carreira de caminhoneiro com a idade um pouco avançada, em média de 35 anos. Ingressando na estrada com esta idade, pode aparecer uma série de problemas, por exemplo, aposentadoria.

No ano anterior, duplicou o número de profissionais dos volantes acima dos 55 anos, representando aproximadamente 10% do mercado.

Para manter o nível em excelente equilíbrio, há cursos de atualização e participação em feiras setoriais, vogando a preocupação apenas com a aparência e a visão do caminhão como uma transação de negócios ao novo perfil.

Temos que voltar um pouco no passado, onde os caminhoneiros eram conhecidos como “bicho solto” ou ”bronco” por conta da idade, embora essa fama não resida mais em nossa realidade.

Se você gosta de adrenalina e gosta de pegar a estrada, creio que a profissão de caminhoneiro é perfeitamente para você. Porém, deve procurar mais informações de como funciona a profissão e se vale realmente a pena seguir com este desejo.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais e envie para algum amigo que sonha em seguir a carreira nas estradas.