Fala amigo caminhoneiro, tudo bem?

Será que você consegue lembrar o momento exato em que escolheu seguir esta profissão tão importante que é a de guiar um caminhão? Se você começou há pouco tempo, talvez seja mais fácil lembrar. Mas para quem encara o trecho há mais tempo pode ser que seja um pouco mais difícil esta recordação.

Mesmo que seja difícil lembrar o motivo da decisão, uma coisa é certa: em grande parte dos casos, a admiração pela profissão começou dentro de casa. Seguir os passos dos pais é uma prática muito comum no país todo, em todas as profissões. É a famosa herança profissional.

No caso dos caminhoneiros, um dos fatores que desperta o interesse de muitos são as famosas viagens de férias com os pais. Não há um filho ou filha de caminhoneiro neste país que não tenha passado uns dias na boléia com o pai, o avô ou algum outro familiar. É algo cultural dentro da profissão. E, com estas primeiras viagens, a admiração que já existia ganha ainda mais força. Quem passou por isso sabe quanto é gostoso chegar à escola e contar aos amigos todos os lugares que visitou com o paizão.

Ao escolher a mesma profissão dos pais, os filhos acabam tendo uma série de vantagens, como a boa e velha ajuda na hora de compreender melhor os mecanismos da profissão. Independente da profissão são sempre os pais os primeiros professores. No caso dos filhos de estradeiros que optam por seguirem esta profissão, são os pais que vão lhes ensinar onde conseguir melhores fretes, a escolher quais mecânicos e lojas de peças pode confiar em cada cantinho do país, quais as marcas de peças que tem qualidade e bom preço para se usar no bruto, a melhor rota para cada lugar, e por aí vai.

Para os pais é algo prazeroso poder ver que os filhos, que ele criou com tanto amor e carinho, seguem a mesma profissão que ele sempre exerceu. É gostoso para os pais estradeiros poder ver o brilho nos olhos dos filhos que seguem a mesma rotina. Ao manter esta tradição em família, muitos estão mantendo uma cultura viva, ajudando a preservar a memória da profissão de caminhoneiro. Isto é extremamente importante, visto que ainda que todo brasileiro dependa dos motoristas, nem todos reconhecem a importância da profissão.

Também é importante ressaltar que vivemos em um mundo que, felizmente, passa por constantes transformações. Neste cenário de mudanças, as mulheres ganham mais espaço. Assim, uma profissão como a de caminhoneiro que há pouco tempo era exclusivamente masculina, hoje abre espaço para que muitas mulheres se tornem ótimas estradeiras.

Ainda que exista muito preconceito e que o número de mulheres ainda seja pequeno nas estradas, há diversas que escolheram a profissão e a exercem com muito zelo e profissionalismo. E, dentre estas, muitas escolheram dirigir seus caminhões por conta dos pais que também o faziam. Não é difícil imaginar que, daqui a alguns anos, algumas meninas também queiram seguir a profissão de estradeira herdada das mães.

Ainda que muitos tenham entrado na profissão através dos pais e que se orgulhem muito disso, há hoje um grande número de estradeiros que não gostariam que os filhos seguissem a profissão. Isso se dá, sobretudo, por conta dos desafios enfrentados Brasil afora: estradas em péssimo estado de conservação, perigos de assaltos e roubos de cargas, além da baixa remuneração que muitas empresas oferecem, acabam sendo empecilhos para que o incentivo à profissão venha de casa.

Ainda assim, há outro fato importante: mesmo os que não querem, ficariam orgulhosos caso os filhos escolham serem caminhoneiros. Todo pai sonha, com o sucesso do filho, independentemente do que ele vá seguir profissionalmente. Se for amando a área que o pai também ama, melhor ainda.

Independente de seguir a profissão dos pais ou não, há uma unanimidade entre os filhos daqueles que se aventuram nas estradas do país: os sentimentos despertados pela profissão dos pais só podem ser orgulho e respeito. A admiração pelos caminhoneiros é gigante entre os filhos e netos, por estes perceberem mais rápido a importância desta profissão. Afinal, foram os caminhões que sustentaram estes filhos e que permitiu que estes trilhassem suas próprias estradas rumo ao sucesso.