Pegar a estrada requer alguns cuidados diários, um deles é conhecer as melhores tecnologias para uso em seus percursos, o que contribui para uma rotina mais tranquila de trabalho.

Mais do que nunca a tecnologia é fundamental para mais segurança e conforto na estrada, melhorando a rotina e facilitando as atividades diárias.

O cotidiano nas estradas também foi intensamente modificado pela presença das novas tecnologias. Assim como vem ocorrendo com todas as atividades de diferentes setores ao redor do mundo.

É por isso que, todos os caminhoneiros precisam conhecer as novas tecnologias e utilizar essas informações e novidades a seu favor. Tornando o dia a dia na estrada mais seguro e eficiente.

Mas, quais são as melhores tecnologias para usar nas estradas brasileiras hoje? Separamos 5 dicas para a estrada, confira abaixo:

 

1. Tecnologias contra o roubo de cargas

 

Infelizmente o Brasil ainda é um país inseguro, onde o roubo de cargas é uma realidade com a qual os profissionais e empresas precisam lidar.

E para isso a tecnologia é uma aliada no planejamento de entregas e rastreamento. De modo que a segurança possa ser aumentada na estrada.

O Brasil é atualmente campeão mundial no roubo de cargas, por isso, os caminhoneiros estão sob constante estado de alerta. O que não é positivo para a saúde e bem-estar na estrada.

Ao optar por rastreamento automatizado do veículo via satélite, é possível contar com a proteção de uma central de segurança.

A qual, ao constatar uma movimentação fora da rota pode impedir a circulação do caminhão. Sendo assim uma tecnologia favorável a segurança do caminhoneiro e da carga.

 

2. Planejamento da rota

 

Nós sempre elencamos a importância de planejar a sua rota, para que ela seja mais segura e tranquila.

Ao saber o percurso que deve ser feito é possível calcular o consumo de combustível e até mesmo os pontos de parada para o descanso.

O uso do GPS fornece dados precisos sobre a rota, permitindo que todo o caminho seja melhor planejado e consequentemente mais seguro.

Outra possibilidade são os sistemas de gerenciamento de transporte, que já estão sendo usados em muitas empresas de fretes.

Tornando a rota mais rentável ao aperfeiçoar a tomada de decisão, prevendo o consumo de combustível e até mesmo emitindo relatórios de desempenho.

Esse tipo de sistema pode ajudar o caminhoneiro a ter um melhor custo benefício em todas as suas viagens.

 

3. Caminhões elétricos

 

Uma dica importante para quem está buscando trocar seu caminhão é que os veículos elétricos já saíram do papel.

Muito embora os que atualmente estão disponíveis no mercado não tenham capacidade de rodar longas quilometragens com independência total, eles já existem e estão prontos para circular.

Essa é uma realidade com a qual os caminhoneiros precisam lidar. Tendo em vista que, esses caminhões mais modernos e tendem a se popularizar nos próximos anos.

Fazendo com que os caminhões mais antigos e menos tecnológicos tenham uma forte queda de preço de revenda.

Por isso, quem está na estrada e procurando um caminhão para investir, deve ficar de olho na realidade dos caminhões elétricos.

Identificando possibilidades e trabalhando as negociações para fazer as melhores aquisições para a sua rotina na estrada.

 

4. Conectividade dos caminhões

 

Além de serem mais confortáveis, os caminhões modernos estão mais conectados e são muitas as possibilidades para os caminhões modernos.

Alguns identificam, por exemplo, um veículo se aproximando antes mesmo que o motorista consiga ver. De forma que a direção fique mais defensiva e seja possível evitar acidentes com o uso desses sensores.

A conectividade dos caminhões é uma novidade que oferece mais segurança para o dia a dia na estrada. Sendo interessante investir em melhorias e conectividade para seu caminhão.

 

5. Sistema de rastreamento

 

Muitos caminhoneiros são resistentes nesse quesito, mas os sistemas de rastreamento de caminhões são interessantes para o aumento da segurança na estrada.

Contribuindo para que a empresa de rastreamento possa tomar atitudes caso o veículo seja interceptado por criminosos na pista.

Esse tipo de tecnologia pode preservar e até salvar a vida do caminhoneiro em diferentes situações ao ter uma empresa que notifica as autoridades em caso de saída de rota.

 

Dicas para a estrada

 

Com essas 5 dicas para a estrada, você consegue tornar seus percursos mais seguros e seu caminhão mais confortável.

Garantindo assim que seu percurso seja concluído com eficiência, com uma ajudinha extra da tecnologia. E que tal melhorar o caminhão hoje mesmo com os acessórios da Climatizar?