O caminhoneiro é um profissional que enfrenta diariamente muitos desafios na estrada.

Passar horas, e por vezes dias, longe de casa é um dos sacrifícios feitos por profissional. Fora a falta de conforto dentro do veículo.

Mas, comparado há um tempo atrás, as condições para o motorista de caminhão melhoraram bastante.

Atualmente eles contam, por exemplo, com parada para o almoço e horário de descanso e, também, podem ficar mais tempo com a família, já que ficam menos tempo na estrada. Além disso, há como ter mais conforto dentro do veículo.

Também, muitos caminhoneiros relatam que dentre as vantagens da profissão estão conhecer novos lugares e pessoas e, claro, poder estar em contato com uma paisagem incrível, coisa que outras profissões não lhes permitiriam.

E hoje aqui nós queremos ajudar o caminhoneiro a ter uma experiência ainda melhor durante seu trajeto. 

Nisso, listamos a seguir as melhores sugestões para a estrada, com o intuito de tornar os trajetos mais leves.

 

Qualidade de vida

 

Um caminhoneiro precisa estar saudável e bem descansado para que consiga dirigir bem. E isso é fundamental para evitar atrasos e até mesmo acidentes.

Como o motorista de caminhão passará horas sentado, isso pode passar a ideia de conforto, mas não é bem assim. 

Ficar horas sentado pode acarretar em dores na coluna (no caso de má postura), tensão, etc. Por isso é importante sempre fazer alongamentos.

Outra coisa importante é manter uma boa alimentação e hidratar-se constantemente. E, claro, ter uma boa noite de sono é imprescindível. Infelizmente, há caminhoneiros que passam dias sem dormir direito e isso é um perigo imenso na estrada, tanto para ele quanto para os demais motoristas.

 

Itens para praticidade no caminhão

 

Algo que ajuda a conferir mais conforto para o caminhoneiro é ter mais praticidade. Itens que ajudam a oferecer praticidade no dia a dia do profissional são mais do que bem-vindos. 

Para isso é essencial que se tenham itens como caixa de cozinha e um climatizador instalado no caminhão.

Outros itens também importantes são: um forno a gás para se preparar alimentos enquanto estiver na estrada, evitando consumir comidas prontas e que podem trazer malefícios para a saúde, um suporte para o botijão e uma geladeira para caminhão que ajudará a armazenar e conservar os alimentos.

 

O conhecimento é essencial

 

Saber o modo adequado de transportar as cargas é outro elemento essencial.

Por exemplo: produtos sensíveis ou químicos exigem maior atenção e cuidados no percurso, revisão periódica do caminhão a fim de evitar problemas e, também, que se tenha mais horários de descanso.

 

A tecnologia como aliada na estrada

 

A tecnologia trouxe avanços também na vida dos caminhoneiros e dos gestores de frotas.

Um exemplo aqui é o app bastante útil chamado de Wazem. Ele ajuda a identificar postos de gasolina próximos, locais que tenham ocorrido acidentes, onde haja buracos e também pontos de parada como restaurantes, oficinas, etc.

É possível também fazer a otimização de viagens com o uso de aplicativos que recolhem e guardam dados sobre cargas. Desse modo, você tem uma melhor organização quanto a prazos, rotas, validade dos produtos, etc.

Também, um ponto extremamente essencial em que a tecnologia tem prestado auxílio é na segurança na estrada. E quando se fala em segurança, a falta dela é um dos maiores problemas enfrentados pelos caminhoneiros.

Hoje em dia temos sistemas de rastreamento de veículo e cargas, acompanhamento do trajeto feito pelo motorista (auxiliando o gestor de frotas), sistemas que permitem rastrear o caminhão se ele for roubado, dentre outras soluções. Com isso é possível diminuir a quantidade de roubos e furtos.

Existe também um aplicativo, o AccuWeather, que ajuda o motorista a programar sua viagem segundo as condições do dia: se vai chover, qual será a umidade do ar, a sensação térmica, etc.

O Carango já é um aplicativo voltado para a arte financeira. Ele ajuda a fazer um levantamento dos gastos com manutenção, revisão e combustível do caminhão, assim você consegue organizar a parte financeira da coisa.

 

Opções de trajeto

 

Para que você consiga definir os melhores trajetos, uma ferramenta indispensável é o GPS.

Com o GPS você consegue fazer a definição de melhores rotas, fazer o mapeamento de oficinas mecânicas, encontrar postos de gasolina mais próximos, descobrir as melhores opções de paradas, viajar por locais onde nunca havia passado antes, etc.

E por falar nisso, outra das melhores sugestões para a estrada é definir trajetos a fim de economizar horas na estrada e organizar prazos de entrega.

Mas você sabe quem também tem as melhores sugestões para a estrada? A Climatizar! Somos uma loja especializada em soluções para o caminhoneiro ter mais comodidade e segurança em seus trajetos. Visite nossa loja e conheça os produtos disponíveis.