O vendedor balconista é apenas responsável por responder às solicitações do cliente ou também é papel dele ofertar produtos e fidelizar através da boa experiência de compra?

 

O atendimento no balcão é diferente daquele atendimento tradicional em que o vendedor circula por toda a loja atendendo às pessoas que chegam e precisa pegar produtos na prateleira ou até mesmo solicitar as peças no estoque.

 

Mas o talento e a disposição para vender deve ser igual para ambos os profissionais, afinal, o balconista também precisa entender de determinadas características que envolvem o processo de vendas, de modo que ele possa encantar o cliente.

 

Atitudes de Um Bom Vendedor Balconista

 

Entender que é o Elo Entre a Empresa e o Cliente

 

    O vendedor balconista é a pessoa que dá uma imagem da empresa ao cliente, por isso, é importantíssimo que ele cuide da própria aparência e seja sempre gentil e cordial com os clientes.

     

    Afinal, é essa a imagem que o cliente irá gravar como positiva ou negativa sobre a empresa e ela só depende do seu atendimento!

     

    Por isso, estar sempre disponível para oferecer a melhor experiência de compra é essencial.

     

    Conhecer Bem Os Produtos

     

      Só é possível atender bem e oferecer uma boa experiência ao cliente se você de fato conhecer os produtos que estão em seu estoque!

       

      Assim, será possível resolver todas as questões trazidas pelo consumidor, sem parecer que você está tentando apenas empurrar produtos.

       

      Ter domínio sobre todas as informações técnicas dos produtos te ajudará a explicar ao cliente porque determinado item é melhor que outro, garantindo que ele sempre tenha acesso às melhores peças disponíveis na loja.

       

      Estar Sempre Disposto a Ajudar

       

        O seu cliente precisa perceber que o vendedor balconista é um facilitador, que está ali disposto a passar todas as informações do produto e esclarecer entre as opções disponíveis na loja, quais são os itens que melhor atendem às necessidades dele.

         

        Assim, o cliente irá perceber que pode confiar no balconista e que aquela empresa realmente se preocupa com suas necessidades.

         

        Oferecer Uma Boa Experiência

         

          Os clientes atuais não buscam apenas produtos, mas uma boa experiência de compra! E a experiência é mais que ser bem tratado, mas ter todas as suas dúvidas esclarecidas, se sentir bem atendido, ter facilidade de chegar até a loja, encontrar tudo que precisa adquirir e ter a certeza de que fez um bom negócio.

           

          Tudo isso garante que o cliente sairá satisfeito da loja e que provavelmente quando ele precisar novamente de peças para o caminhão, se lembrará da experiência positiva e voltará.

           

          O Comportamento do Cliente e do Vendedor Balconista

           

          A internet propiciou uma mudança na forma como as pessoas compram e isso impacta diretamente na relação entre cliente e vendedor balconista.

           

          Muitas vezes, os consumidores já chegam até a loja com o conhecimento técnico sobre os produtos que deseja, sendo ainda mais importante nesse cenário que o vendedor também domine esse conhecimento.

           

          Além de conhecer seus produtos, o vendedor balconista precisa dar conta de todos os clientes que chegam até a loja, por isso, é sempre importante que mesmo durante um atendimento, ele diga olá e peça um minuto para os outros clientes que chegaram depois.

           

          Assim, todos os que chegam até a loja se sentem bem tratados e aguardam de forma tranquila o melhor momento para serem atendidos, principalmente ao perceberem que o balconista notou a presença de cada cliente que entrou e que vai atender a todos na ordem de chegada.

           

          O vendedor precisa ter paixão pelo atendimento ao cliente, porque de fato esse é o tipo de trabalho que requer talento e comprometimento, para que todos que chegam até a loja se sintam sendo bem tratados e efetuem as compras que desejam.

           

          Conquistar e Manter

           

          Além de atender bem, o vendedor balconista deve sempre se dedicar a conquistar e manter esses clientes fidelizados.

           

          Assim como qualquer vendedor, aquele que atende no balcão deve ter o comprometimento de fidelizar a todos os clientes que são atendidos por ele, afinal, a fidelização é parte crucial da venda.

           

          Os melhores vendedores são aqueles que se preocupam tanto com as necessidades de seus clientes, que a fidelização tende a acontecer de forma natural.