Fala estradeiro, tudo certo?

No momento que você começa a ler este texto, é bem provável que você esteja longe de casa e usando um celular para acessar redes sociais e notícias, não é mesmo? Pelo menos é o que indica uma pesquisa recente do IBGE, que afirma que mais de 80% dos brasileiros com acesso à internet o fazem pelos celulares.

São sinais dos tempos. Os telefones atuais acabam sendo muito mais do que telefonia. São pequenos computadores que carregamos no bolso, nos ajudando em quase tudo, através dos mais variados aplicativos. E mesmo os que demoraram um pouco mais para aderir a esta moda, hoje não conseguem viver sem a tecnologia. Para o amigo caminhoneiro, já existem aplicativos para encontrar carga, aplicativos que apresentam as rotas com menos trânsito, outros para descobrir preços melhores de combustível, diversos que mostram o clima no Brasil afora e tantos outros, que facilitam o dia a dia na estrada.

Mas nem sempre foi assim. O estradeiro que está a mais tempo no trecho sabe que antigamente, quando batia aquela saudade de casa, quando se queria saber a previsão do tempo ou mesmo quando era preciso encontrar uma carga ou contatar alguma empresa contratante, era bem mais difícil e demorado.

Antes da popularização dos celulares, que eram absurdamente caros, o caminhoneiro tinha que procurar um telefone público, o famoso ‘orelhão’. Para saber as últimas notícias, sobretudo as do trânsito, o bom e velho rádio AM ou FM sempre foi um bom companheiro do caminhoneiro. Não podemos esquecer também do PX, o radioamador, presente até hoje em um bom número de caminhões, ajudando o estradeiro a encontrar amigos e ter acesso às notícias das estradas brasileiras.

Hoje, matar a saudade de casa ficou mais fácil. Vários aplicativos de comunicação permitem conversar, enviar fotos e vídeos da estrada e receber também as informações de casa. Para isso usamos, sobretudo, as redes sociais, com destaque para o Facebook.

Quando corremos o dedo no aparelho, dando uma olhada em tudo que os amigos e familiares compartilham diariamente no ‘face’, estamos usando uma rede que já conta com mais de 100 milhões de brasileiros. Com esse número, somos o segundo país do mundo em número de usuários desta rede social. E certamente este número não vai parar de crescer tão cedo. A Climatizar também curtiu essa ideia e está no Facebook com você, amigo estradeiro.

Para o caminhoneiro, o Facebook e as outras redes sociais podem ser muito úteis. Primeiro, por que ajudam a amenizar a saudade, diminuindo a distância da família. Quem não gosta de acompanhar o crescimento dos filhos, o dia a dia dos pais, irmãos, sobrinhos? Se nossa profissão nem sempre permite a proximidade, as redes sociais funcionam muito bem para aproximar os entes queridos.

Também pelo Facebook, através dos inúmeros grupos e páginas criadas na rede social, o caminhoneiro pode saber das condições das estradas, valores de frete e dar e receber diversas dicas dos colegas de profissão.

E não é só dicas de frete e de rota que gostamos de postar, não é mesmo? Toda vez que damos um talento no bruto, o deixando brilhando, dá uma vontade de tirar aquela foto e compartilhar com os amigos e familiares, não é verdade? Da próxima vez que fizer uma postagem sua no trecho, marca a Climatizar também, vamos curtir saber tudo o que rola nas estradas Brasil afora.

O comércio é outra área bastante presente tanto no Facebook como nas outras redes sociais. Há diversos grupos onde se compra e se vende praticamente de tudo, no país todo. Com esse uso tão forte para o comércio, as grandes empresas também estão cada vez mais presentes nas redes sociais. É o caso da Climatizar! Nossa página no Facebook tem sempre uma novidade para você, companheiro de estrada.

Através da nossa página você fica sabendo de todos os lançamentos da Climatizar. Além disso, é mais um espaço aberto para a gente trocar aquela ideia, tirar todas as dúvidas do amigo estradeiro e postar as dicas para facilitar a rotina do motorista.

Mas nunca se esqueça: Não utilize o celular enquanto estiver dirigindo! Além de ser uma infração no trânsito, você está colocando a sua vida e de todas as pessoas que estão na estrada. Aproveite as paradas para atualizar suas redes sociais e aplicativos de informações. Combinado?!

E você amigo estradeiro, para que mais você usa o Facebook? Curta nossa página e deixe seu comentário lá. Abraço, até a próxima.