Muitas empresas já tiveram a dúvida de como comprar melhor para vencer aquela concorrência que está ofertando os mesmos produtos, porém com um preço bem menor do que estipulado pelo mercado.

Saber de quem comprar produtos é um dos fatores que mais influenciam no sucesso de um estabelecimento comercial, pois dita quais serão seus preços de revenda e sua consequente margem de lucro.

Desta forma é essencial que o empresário esteja atento à algumas questões que podem favorece-lo no momento de realizar uma compra, tornando ela mais consciente e lucrativa para o negócio.

Este artigo foi escrito com o intuito de apresentar algumas dicas que visam auxiliar os gestores no momento de realizar a compra de mercadorias para seus estabelecimentos a fim de aumentar seus lucros.

 

Como comprar melhor para vender mais

Existem algumas estratégias que podem ser utilizadas para realizar compras de mercadorias de uma forma mais eficiente e oferecer uma margem de lucro mais vantajosa para a empresa.

Avalie o fluxo de caixa

É importante que todo empresário avalie seu fluxo de caixa antes de realizar qualquer tipo de compra para seu negócio a fim de estabelecer quais são os melhores períodos para assumir compromisso com os fornecedores.

Sendo assim fica evidente que é necessário estabelecer negócios apenas nas condições em que a empresa possa efetivar o pagamento e não nas que são propostas pelos fornecedores.

Pague sempre a vista

Uma das vantagens de conseguir realizar uma compra onde o pagamento será efetivado a vista é a porcentagem de desconto que o fornecedor pode abater sobre aquelas mercadorias.

Porém é importante utilizar deste mecanismo apenas nos produtos que têm mais chances de vendas, caso contrário a empresa pode acabar perdendo este capital investido.

Compre através do melhor custo-benefício

Não basta apenas escolher pelo produto e fornecedor que ofereçam os melhores preços caso a margem de lucro para revenda não seja satisfatória para a empresa.

É essencial que o empresário saiba o preço exato de venda para que ele possa obter uma porcentagem de lucro em cima daquele determinado bem de consumo e que também lhe garanta boa competitividade no mercado.

Pesquise mais

Antes de realizar uma compra é importante que a empresa pesquise pelas melhores condições de pagamento e os menores preços ofertados pelos seus fornecedores.

Desta forma evita-se comprar do primeiro vendedor que aparecer por um preço bem maior definido pelo mercado, obtendo-se uma margem de lucro bem maior para o estabelecimento.

Seja parceiro dos seus fornecedores

É importante estabelecer uma relação de parceria com os fornecedores da empresa para que os processos de venda possam acontecer de maneira mais vantajosa para o negócio.

Quando é firmada uma parceria através da empresa com seus fornecedores as chances de se obter preços especiais e maiores descontos sobre determinados itens aumenta consideravelmente.

Além disso, manter uma boa relação com estes profissionais faz com que a empresa obtenha informações sobre o mercado consumidor podendo ter uma visão mais ampla dos produtos que a demanda necessita no momento.

Por quê assinar Newsletters de fornecedores?

Os newsletters podem ser excelentes aliadas para ajudar a melhorar a qualidade das compras realizadas pela empresa, pois oferece uma grande diversidade de informações sobre os produtos.

Sendo assim é importante que a empresa sempre utilize desta ferramenta para ter sempre à mão dados sobre as diferentes mercadorias com as quais trabalha, como seus custos de produção, preços de revenda, novas tecnologias no setor e muito mais.

Desta forma o estabelecimento obtém todo conhecimento necessário para comprar com os melhores custos, além de ficar antenado sobre as novidades do mercado.

Sendo assim ao seguir as dicas expostas ao longo do artigo sobre como comprar melhor e perceber a importância de realizar este processo de forma eficaz, as chances da empresa obter maiores margens de lucro sobre a venda de seus produtos aumentam consideravelmente.