Fazer a reposição das peças do caminhão garante mais segurança na estrada e melhor rendimento do caminhão. Mas quais são as principais peças para reposição do seu caminhão?

O bom funcionamento do caminhão faz com que sua viagem seja mais segura. Além disso, se todas as peças estão em seu melhor estado, o caminhão aproveita melhor o combustível e sua viagem é mais econômica.

Portanto, manter toda a parte mecânica do caminhão em boas condições é importante para que o veículo te entregue segurança e qualidade durante todo o percurso.

Mas quais são as principais peças para reposição do seu caminhão? Quando é a hora de parar para uma manutenção? Confira as dicas da Climatizar para um caminhão mais seguro e uma viagem mais econômica!

 

Quais São as Principais Peças Para Reposição no Caminhão?

 

Ter noção de quais são as principais peças para reposição do seu caminhão é fundamental para ficar de olho nelas. De modo que você saiba que está na hora de trocar e procurar fazer a manutenção preventiva.

Assim, evita-se o risco de acidentes na pista, bem como é possível evitar que o caminhão fique parado por ter quebrado durante o percurso.

Confira em quais peças é preciso estar de olho!

 

Pneus

 

Os pneus sofrem com o dia a dia na estrada e manter a boa qualidade deles é fundamental para a sua segurança.

O ideal é manter seus pneus sempre calibrados e alinhados, para evitar o desgaste precoce. Afinal, aumentar a vida útil é importante para diminuir o custo com o caminhão.

O excesso de velocidade também é um grande inimigo da vida útil do seu pneu. Uma vez que aumenta o atrito com a pista.

Portanto, respeitar o limite de velocidade é interessante para economizar o pneu e evitar multas que também tornam o percurso mais caro.

 

Sistema de Freio

 

O sistema de freio é extremamente exigido a cada frenagem, em especial se o caminhoneiro tem o hábito de circular com peso excessivo, que é muito ruim para o caminhão.

A melhor maneira de evitar excesso de desgaste e até mesmo problemas mecânicos que te façam parar na pista é dirigindo com prudência.

Ao perceber um declive na pista, é melhor começar a reduzir a velocidade com antecedência, evitando ter que frear na descida, que pode inclusive ocasionar o rompimento das lonas devido ao desgaste excessivo.

Afinal, durante uma descida com o caminhão abastecido, o freio precisa “segurar” todo o peso, o que tende a gerar desgaste.

 

Farol

 

Não é incomum que o jogo de luzes e faróis do caminhão apresentem defeitos. Sendo preciso substituir para manter a viagem segura. Afinal, o caminhão precisa ser visto de longe.

Geralmente esse desgaste ocorre quando o caminhão roda em pistas muito comprometidas. Gerando um maior atrito que é capaz de romper os filamentos de lâmpadas. Ou até mesmo soltar os plugues que gera a parada no funcionamento.

Por isso, o ideal é sempre dar uma olhada se tudo está bem conectado quando o caminhão estiver parado.

Problemas na iluminação do seu caminhão também podem ser relacionados à parte elétrica, sendo importante dar uma checada completa no caminhão caso você tenha percebido problemas recorrentes nos faróis e luzes.

 

Sempre Considere o Custo Benefício

 

Muitas vezes a necessidade de economizar não te permite perceber que uma peça de maior custo pode ser melhor para o caminhão.

Aqueles reais a mais no valor da peça podem significar que o material utilizado é de boa qualidade e que no longo prazo, sua peça irá durar mais.

Preferir as peças que oferecem maior durabilidade mesmo que custem um pouco a mais pode ser uma estratégia inteligente para diminuir o custo de manutenção do caminhão.

Porque é preciso entender que não se trata apenas do valor pago ao mecânico e o custo das peças. Mas também existe nesse caso o custo de não estar podendo trabalhar aquele dia.

Portanto, fazer a manutenção instalando peças de excelente qualidade como as da Climatizar é uma boa saída para economizar no longo prazo.

Outro aspecto que deve sempre ser lembrado é que a manutenção preventiva costuma custar muito menos que a manutenção de emergência feita na beira da estrada!