Para o motorista, o caminhão não é apenas um veículo para transportar cargas, mas é também o seu segundo lar. Pois muitos deles passam dias na estrada, longe de casa e da família.

O caminhoneiro tem boa parte da sua vida estabelecida sobre quatro rodas. Por isso ele precisa ter um caminhão equipado com qualidade, a fim de ter conforto, praticidade e segurança em seu tempo na estrada.

E agora mostraremos alguns itens que são indispensáveis no seu veículo.

 

Itens de customização: fique atento!

 

Antes de prosseguirmos, é importante que você esteja atento ao que é permitido. Existem algumas coisas que podem tornar o veículo perigoso na estrada, logo, são proibidas.

A exemplo disso podemos citar o rebaixamento de veículos. Essa prática não é permitida, e muito menos se tratando de um veículo de grande porte, como o caminhão, que é responsável por transportar diferentes tipos de cargas.

Você pode fazer alterações nos amortecedores, no entanto apenas se o sistema de suspensão for fixo. Para os modelos móveis, é necessária uma vistoria do Detran e, também, ser recebida aprovação do INMETRO.

Já no caso de modificações do motor do caminhão, como se trata de melhorar a eficiência do veículo, elas são permitidas. Mas em alguns casos é necessário ter autorização de órgãos que fazem a fiscalização.

É também proibido fazer alterações no sistema de iluminação do caminhão, pois, segundo a Contran, eles não passaram por testes em órgãos competentes para garantir a segurança, já que a iluminação é um item importantíssimo para isso.

Sobre os itens que ajudam a proporcionar conforto e praticidade ao caminhoneiro, tais como, geladeira, sofá cama, etc., eles são permitidos, pois visam o conforto e bem estar do motorista que passará horas ou até mesmo dias na estrada. E sobre eles nós falaremos a seguir.

 

Ventilador portátil

 

Horas dentro de uma cabine fechada, especialmente em dias mais quentes, pode gerar um desconforto grande ao caminhoneiro e até mesmo comprometer sua saúde. Por isso que contar com um ventilador portátil é fundamental.

Essa é uma opção econômica e prática para quem não dispõe de um aparelho de ar-condicionado. Existem os modelos fixos e os que oscilam, ajudando a deixar a cabine muito mais fresca.

 

Sofá cama

 

Ainda que a tecnologia esteja contribuindo para caminhões mais eficientes, o que ainda deixa a desejar é o bem-estar do motorista. Mas para tudo há uma solução.

Para quem pretende dormir no caminhão (o que quase todos os caminhoneiros fazem), uma alternativa para ter mais conforto e boas noites de sono é usar um sofá cama.

E esse sofá cama pode ser instalado na boleia do veículo. Quando não estiver em uso ele pode funcionar como um banco comum para passageiro. E, geralmente, ele possui o comprimento da cabine, oferecendo espaço de sobra para descansar.

 

Uma geladeira

 

Quando você precisar de uma bebida gelada ou mesmo conservar alimentos, é importante contar com uma geladeira.

Para quem passará horas na estrada, contar com uma geladeira é ainda uma forma de economia, pois você pode levar suas bebidas geladas e alimentos congelados, ao invés de ter que parar para comprá-los, por exemplo.

Se você pretende levar alimentos perecíveis no seu caminhão, faz-se mais do que necessário ter uma geladeira e ter um caminhão equipado com qualidade.

O melhor é que existem diferentes modelos de geladeiras para caminhão: portáteis (ou mini), de tamanho pequeno e até mesmo as com maior capacidade. Não deixe de conferir os modelos que a Climatizar tem disponível.

 

Outros itens de cozinha para caminhão

 

Outros itens essenciais para a cozinha do seu caminhão são: caixa compacta de cozinha (que te ajudará a organizar os utensílios), panelas, tabua de corte, talheres, copos, cafeteira, liquidificador, porta mantimentos, uma lixeira para evitar sujeiras no caminhão, entre outros.

Mas é importante levar em consideração o espaço disponível e também, claro, a capacidade do seu gerador.