Você já se perguntou por que o caminhão perde a força e o que fazer para isso não acontecer mais? Se está em busca de dicas para essas perguntas, continue lendo!

A perda de força do caminhão fica extremamente visível quando existe a necessidade de percorrer uma subida, por exemplo.

O caminhão demora mais tempo para percorrer a estrada e isso acaba atrasando a viagem. Além de ser algo que tende a incomodar o motorista.

Que por mais que pise no acelerador, sente que o veículo não está respondendo.

Mas porque o caminhão perde a força? Seria uma falha mecânica ou abastecimento com diesel de má qualidade? Existem algumas explicações possíveis!

 

Por Que o Caminhão Perde a Força? Falha na Circulação de Ar?

 

Para ocasionar o bom funcionamento do motor, é preciso que exista a mistura adequada de ar e combustível. No entanto, quando existe alguma sujeira nos filtros de ar isso acaba impedindo a passagem do mesmo.

Ocasionando a dificuldade de seu motor fazer a queima total do combustível, por isso não há o oferecimento de potência adequada ao motor.

O que obviamente faz com que o caminhão perca a força e ainda consuma mais combustível que o habitual.

Portanto, se o caminhão perde a força e está consumindo mais, é um forte sinal de falha na circulação de ar, uma limpeza nos filtros ou troca da peça poderá solucionar o problema.

 

Sistema de Arrefecimento

 

Outra possível causa para que o seu caminhão esteja perdendo a força é o sistema de arrefecimento.

Para que haja o controle da temperatura ideal para o bom funcionamento do motor, seu sistema de arrefecimento precisa estar bem cuidado.

Ou seja, é preciso que a troca de óleo e do líquido de arrefecimento estejam em dia. São cuidados bastante simples e básicos que devem ser checados com frequência, visando evitar problemas nos elementos da lubrificação.

Se essa lubrificação não está adequada, as partes metálicas do seu caminhão acabam sofrendo um atrito maior. O que a longo prazo acaba por interferir na potência do motor, uma vez que as peças estão raspando entre si ou existe a formação de uma borra no motor.

 

Compressão

 

Se ambas as informações anteriores foram verificadas e está tudo bem, mas seu caminhão continua demonstrando perda de força, é importante olhar a compressão.

A falta de compressão pode ocorrer por causa de desgaste dos anéis de pistão ou válvulas. Ocorrendo o vazamento de óleo para a câmara de combustão, o que afeta negativamente o uso do combustível.

Os anéis e válvulas sofrem desgaste natural, mas esse desgaste pode ser aumentado por causa do uso de combustível de má qualidade.

Por isso, sempre que for abastecer, tenha o cuidado de optar não somente pelo local que oferta o preço mais baixo.

Tendo em vista que essa economia de alguns centavos por litro pode te custar caro. Afinal, ficar com o caminhão parado para manutenção tende a ser um prejuízo.

Não só pela compra das peças e pagamento da mão de obra do mecânico, mas também pelo tempo de viagem que você está perdendo na oficina.

 

Manutenção Preventiva é a Solução

 

Os três motivos anteriores são os principais fatores que geram a perda de força do seu caminhão. Por isso, indicamos fortemente que você faça manutenção preventiva no seu caminhão.

Sempre que for trocar as peças ou acessórios, opte por peças de qualidade da Climatizar. De modo que seu caminhão não sofra desgastes antecipados por ter sido instalada uma peça com pouca resistência.

Comprar uma peça de pouca qualidade para economizar na verdade não é economia. Afinal, a peça pode até mesmo te causar um acidente.

Tendo em vista que um caminhão que perdeu a força tende a ser um veículo perigoso na pista. E o ideal nesse caso é fazer uma checagem em seu caminhão assim que perceber a perda da força nas subidas.

Fazendo todas as manutenções periódicas do caminhão, a tendência é que qualquer risco de falha mecânica seja evitado. Portanto, nunca pule as revisões e tenha sempre cuidado com o posto escolhido para abastecer.

Dessa forma, você evita problemas com o seu caminhão ao longo do percurso. E evita também o desgaste das peças que entram em contato com o combustível de boa qualidade.