Marcada por muitos desafios e lutas, a história do caminhoneiro no Brasil mostra a influência que ele tem para a economia no país.

Os motoristas de caminhão conquistaram seus direitos com o passar do tempo, sendo que hoje já temos algumas leis que regem a profissão, tais como a “Lei do Caminhoneiro”. E, assim, esses profissionais tornam-se figuras cada vez mais importantes para o crescimento da economia no Brasil. 

Hoje o mercado de trabalho o respeita e entende a sua importância para o andamento do país: é por meio deles que são transportadas as mais variadas cargas como combustíveis, materiais de construção, móveis, equipamentos, alimentos, outros veículos, etc.

Esse veículo é responsável por transportar cerca de 60% das cargas em todo o país. E com tamanha importância, faz-se importante também que o motorista tenha comodidade na estrada.

 

Começando com os cuidados com o caminhão

 

A primeira orientação que damos é quanto aos cuidados necessários para manter o bom funcionamento do veículo.

Revisões periódicas, manutenção preventiva, troca de peças, entre outros, são algumas das medidas importantes para que seu caminhão esteja sempre operacional.

Verificar o óleo do motor é uma das etapas fundamentais para o bom funcionamento do caminhão, pois é ele o responsável por fazer a lubrificação das peças do veículo e evitar o desgaste anormal. Sem contar que isso também ajuda a evitar desperdício de combustível.  

Calibrar os pneus é também outra etapa importante. Ainda, não se esqueça de verificar o nível de líquido de arrefecimento.

Já quanto às peças, elas devem ser trocadas de acordo com as especificações dos fabricantes ou quando se verifica um desgaste. E para manter uma vida útil maior, na hora da substituição, opte sempre por peças de qualidade.

Algumas peças que devem ser trocadas de forma periódica são as da suspensão, da embreagem, os pneus, os freios e também o motor.

No entanto, o motor não deve ser trocado na mesma frequência que as peças anteriores, mas por ser o coração do seu caminhão, deve ser analisado com frequência a fim de se observar alguma alteração ou necessidade de reparo.

Por fim, adote o hábito de fazer a chamada manutenção preventiva, assim você antecipa as necessidades de manutenção e evita surpresas desagradáveis e que ainda podem comprometer a sua produtividade (e gerar prejuízos).

 

Cuidados com o motorista

 

Também, para ter comodidade na estrada, é essencial que o motorista esteja em perfeitas condições físicas e psicológicas para operar devidamente o caminhão.

Nisso, cuidados com a saúde tanto antes de cair na estrada quanto no momento em que se está no caminhão são cruciais.

Uma boa alimentação, visita regular ao médico e prática de atividades físicas são algumas das medidas a serem tomadas.

Outra coisa importante é quanto ao conforto dentro do veículo. Para isso os climatizadores para caminhão são equipamentos essenciais para manter o espaço devidamente climatizado e conferindo um melhor conforto térmico para o caminhoneiro, o qual passará horas (ou mesmo dias) na estrada.

Faz-se crucial que o motorista tenha boas noites de sono, pois somente assim se mantém tanto seu corpo quanto a sua mente ativos e prontos para uma nova jornada.

 

Cuidados com a carga

 

Outro ponto importante para se ter comodidade na estrada é quanto ao correto transporte das cargas. Para isso algumas medidas devem ser tomadas.

A primeira medida é distribuir a carga a fim de que o peso no veículo fique equilibrado.

Se for transportar cargas frágeis, é importante manter a velocidade estável a fim de evitar tombos. Evite também fazer freadas de forma brusca. Quando falamos de cargas frágeis nos referimos a objetos de vidro, medicamentos, produtos inflamáveis, entre outros.

Esteja atento também se o caminhão está gerando aquecimento ou se ele está gerando muita umidade. Alguns tipos de cargas podem ser sensíveis a uma ou a outra situação de temperatura.

No caso do transporte de carga viva, é imprescindível que haja espaço para que os animais possam se deitar ou mover-se sem problemas. Também, é extremamente importante que eles tenham um espaço que lhes permita se alimentar sem quaisquer dificuldades. Jamais transporte outras cargas junto às cargas vivas.

Se for transportar cargas frágeis que precisam ser empilhadas, lembre-se de fazer uso de embalagens resistentes para protegê-las. E lembre-se também de colocar nessas cargas um indicador de impacto.

No caso do transporte de carga frigorífica, converse com o cliente para saber qual a temperatura ideal para evitar que a qualidade dos alimentos sejam afetadas.

Não deixe de conhecer os produtos da Climatizar para equipar seu caminhão ou frota de forma a garantir o funcionamento adequado do veículo.