Cuidar do caminhão faz parte da rotina de todo caminhoneiro. Mas o que fazer na hora de dar um trato no possante? Quais peças devem passar por manutenção primeiro? Como limpar os acabamentos de aço? Confira todas as nossas dicas agora.

Dar um trato no possante é fundamental para que o bruto também fique bonito. Além disso, o trato geral contribui para que as peças durem mais e seja perdido menos tempo parado para manutenção.

Adicionar alguns itens como acabamentos em aço aumenta a vida útil das peças do caminhão, além de deixar o bruto estilizado.

 

Limpeza Faz Parte do Trato no Possante

 

Dar um trato no possante não significa somente cuidar da parte mecânica. É preciso também cuidar da limpeza do bruto.

O ideal é manter uma rotina de lavagens periódicas do caminhão. Uma vez que lama, chuva, pequenos insetos que batem contra o caminhão e outras sujeiras grudam na lataria.

E a longo prazo, essas sujeiras grudadas acabam deixando o caminhão com aspecto feio. Além disso, a limpeza contribui para a manutenção do caminhão.

Lembre-se que parte importante de limpar o caminhão é manter os vidros bem limpos. De modo que eles contribuam para uma melhor dirigibilidade.

 

Conservação do Volante

 

Outro aspecto importante é a conservação do volante. Comer no caminhão ou pegar no volante com as mãos sujas de qualquer material são hábitos ruins se em seguida você não possui o cuidado de limpar o volante.

O volante fica em constante contato com as suas mãos, precisando estar bem limpos para não atrapalhar durante o percurso. Se o volante está com alguma sujeira oleosa, ele acaba escorregando pelas mãos e podendo ocasionar um acidente.

Além disso, a sujeira diminui a vida útil do volante. Portanto, o ideal é sempre manter seu volante limpo para não ter problemas com a peça.

 

Adicionar Acabamentos de Boa Qualidade

 

Alguns acabamentos em aço podem te ajudar a aumentar a durabilidade das suas peças. Além disso, eles contribuem para que o bruto fique muito mais bonito.

O acabamento em aço dá um aspecto mais estilizado para o caminhão que adquire um charme só dele. Qualquer um saberá de longe que aquele grandão é seu!

Para aumentar a durabilidade das peças, é interessante optar por um acabamento de aço com boa qualidade. Para tal, conte com os produtos da Climatizar!

 

Confira Tudo Antes de Sair

 

Para ter uma viagem mais segura, nunca se esqueça de conferir o bruto antes de sair. Seja após um carregamento ou descarregamento, é importante observar se tudo está amarrado e devidamente em seu lugar.

Esse cuidado evita que alguma emergência ocorra no percurso. Atentar-se ao carregamento e descarregamento do caminhão é fundamental para evitar danos à funilaria e pintura do veículo.

Além disso, observe também se todas as luzes do caminhão estão funcionando e se os pneus estão em ordem. A calibragem é fundamental.

Essas pequenas precauções fazem diferença na estrada, aumentando a vida útil das peças do caminhão.

Fazendo com que o fato de ter perdido alguns minutos nessas checagens evite que você perca muitos reais em manutenção e tempo parado.

 

Limpe a Cabine

 

Dar um trato no possante inclui a limpeza interna da cabine. A cabine do caminhão é seu segundo lar e por isso, nada de sujeira ou bagunça!

O local precisa estar limpo e habitável para que a sua qualidade de vida na estrada seja a máxima possível.

Portanto, até mesmo o fato de evitar comer alimentos que soltam fagulhas pela cabine é um cuidado interessante.

Evitando que o cheiro do alimento fique impregnado e as sujeiras acabem trazendo desconforto durante a viagem ou que o resto de alimento deixe seu volante grudento.

Todo cuidado possível deve ser tomado com seu caminhão. Afinal, ele é seu segundo lar e sua vida fica em risco quando alguns pequenos detalhes começam a passar despercebido.

 

Adote uma Rotina para a Manutenção Mecânica

 

Parar para fazer a manutenção de troca de óleo, filtros e todas as substituições necessárias é fundamental para rodar com segurança.

Portanto, nunca se esqueça ou falte uma manutenção periódica. Isso pode ocasionar um grande prejuízo ao ficar parado na estrada.

Fora o risco de sofrer um acidente na pista ou até mesmo ser assaltado durante a parada do caminhão por falha mecânica.