Excesso de peso no transporte de carga é um risco que precisa ser evitado. Exceder o peso desgasta mais rapidamente seu caminhão e coloca sua vida em risco na estrada, entenda porquê!

Todo caminhão é projetado para suportar uma determinada quantidade de peso. Essa carga deve ser respeitada para evitar até mesmo o desgaste prematuro de peças do caminhão.

No entanto, infelizmente é uma prática comum no Brasil dar um jeitinho e acabar excedendo o limite de peso. O que se reflete em um transporte mais arriscado e que aumenta o desgaste do caminhão e até mesmo das estradas.

 

Motivos Para Evitar o Excesso de Peso no Transporte de Cargas

 

Existem muitos motivos importantes que devem ser levados em consideração por você na hora de colocar carga excessiva em seu caminhão. Confira agora quais são eles!

 

Você Pode Ser Multado:

 

Exceder o limite de carga pode ocasionar uma multa. O transporte seguro requer motoristas e empresas que respeitam as regras das rodovias brasileiras.

E exceder a carga prejudica as estradas, coloca a sua vida em risco porque em momentos que necessitar frear o caminhão, ele poderá demorar demais a responder ocasionando um acidente.

Entre outros fatores que ainda iremos expor a seguir. Portanto, respeitar o limite de peso é algo primordial.

 

Prejudica o Meio Ambiente:

 

Um veículo que transporta peso demais acaba precisando fazer mais força para se locomover. O que emite mais gases poluentes para o meio ambiente.

Por ser algo prejudicial para todos, é importante ter essa consciência e evitar o excesso de peso no transporte de carga. Afinal, poluir o ar que todos respiramos não é uma boa ideia.

 

Aumenta a Necessidade de Manutenção:

 

O excesso de peso pode quebrar a suspensão do caminhão. Além disso, aumenta o desgaste dos pneus e também sobrecarrega o sistema de freios.

Portanto, de maneira geral o excesso de peso prejudica o bom funcionamento do seu caminhão. Aumentando inclusive o consumo de combustível.

Com tanto aumento no desgaste, isso pode fazer com que o frete não valha a pena. Afinal, esse desgaste excessivo pode não ter sido previsto na hora de cobrar pelo frete.

 

Acompanhe e Monitore o Transporte

 

Acompanhar o carregamento, observar toda a documentação e conferir a carga é fundamental para que você possa evitar o excesso de carga em seu caminhão.

Uma vez que o caminhão está rodando com a carga prevista, o motorista que está realizando o frete está tendo o melhor custo benefício.

Afinal, está realizando um transporte coerente com aquilo que foi cobrado e também estará evitando o desgaste excessivo do caminhão.

Por melhor que seja a qualidade dos acessórios do seu caminhão, a carga excessiva tende a contribuir para que eles se desgastam de forma muito rápida.

E ao evitar esse problema, você estará prolongando a vida útil dos pneus, evitando problemas na suspensão e evitando risco na estrada.

Uma vez que não estará com os freios sobrecarregados, de modo que eles funcionarão da maneira devida em todo o percurso.

Outro aspecto importante a ser considerado no custo benefício da viagem, é que com excesso de peso o risco de levar uma multa é alto. O que ocasiona perda financeira para o frete.

Portanto, exceder o limite de peso da carga é uma má ideia sob todos os aspectos que devem ser considerados antes de realizar um frete.

 

Realize Manutenções Preventivas

 

Seja porque excedeu o peso no transporte de carga ou porque está mesmo na hora, é preciso realizar manutenções em seu caminhão.

Em especial quando o motorista sabe que está circulando com excesso de peso. Nesse caso, é preciso diminuir o tempo entre uma manutenção e outra.

De modo que seu caminhão esteja sempre seguro para suas viagens. Afinal, a manutenção e utilização de peças de boa qualidade são fatores fundamentais para sua segurança na estrada. E também para a segurança de todos os outros motoristas que circulam junto ao seu caminhão.

A manutenção preventiva é tão importante quanto evitar o excesso de peso no transporte de carga. Ambos os cuidados são essenciais para ter segurança na estrada. Garantindo que você volte para sua família após uma longa e prazerosa viagem.