Todo cliente deseja necessariamente ser bem atendido! No entanto, o conceito de “bom atendimento” é bastante amplo e é preciso compreende-lo para treinar sua equipe de vendas de modo a agradar a todos os clientes que entram em sua loja.

 

Empatia significa a compreender emocionalmente um objeto ou uma necessidade, por isso, ter empatia em vendas como demonstrar real interesse pelo cliente é tão importante, fazendo com que o cliente se mantenha fiel a empresa e ambos cresçam juntos a partir de uma parceria duradoura e satisfatória.

Pode-se presumir que um caminhoneiro que costuma comprar rotineiramente em sua loja de autopeças para caminhão é: apaixonado pela estrada, gosta de viajar e que tem necessidades sobre itens para o seu caminhão se tornar mais confortável e confiável.

A partir disso, o vendedor tem um universo de opções de assuntos e abordagens onde deverá atuar sempre procurando entender as necessidades do caminhoneiro e se colocando no lugar dele, pois ele procurou a loja de acessórios como forma de solucionar seus problemas.

Empatia em vendas significa também encontrar interesses em comum com o cliente, para que a relação vendedor e cliente possa ser cada vez mais humanizada e respeitosa, passando ao cliente a sensação de estar sendo atendido por alguém que se importa com suas necessidades e que está disposto a ajudar.

Empatia é diferente de simpatia, ser simpático é ser agradável, enquanto ser empático é colocar-se no lugar do outro. Para ser empático com seu cliente você precisa necessariamente estar disponível para conversar com ele e descobrir suas necessidades reais.

A partir dessa descoberta, seus conhecimentos sobre produtos e itens que podem ajudá-lo a resolver suas questões devem ser expostas, para que o cliente se sinta confortável em escolher o que é melhor para as suas necessidades.

A empatia é natural do ser humano, todos são capazes de se colocar no lugar do outro e ajudar a partir dessa experiência, mas existem algumas técnicas que você pode aplicar para ser um vendedor mais empático, confira:

Adapte a venda ao seu cliente

 

    Disparar um discurso pronto sobre características de fabricação de uma peça não resolve um problema real!

    Se seu cliente chega em sua loja reclamando que o caminhão está com problemas, você deve mostrar a ele qual o melhor produto para resolver essa questão, e porque esse produto irá funcionar demonstrando características que ele entenda dentro de seu contexto.

    Faça perguntas abertas

     

      Você deve fazer perguntas abertas ao seu cliente para que você possa entender seu problema, comece com “como posso ajudar?” e caso o cliente seja muito específico que tal um “me conta mais?” ou “quando começou isso?”.

      Com esse tipo de pergunta você conseguirá entender quais são seus reais problemas e oferecer o melhor produto para solucionar essa questão.

      Seja curioso e respeitoso

       

        Alguns clientes são mais fechados e oferecem respostas curtas, manter a curiosidade sobre o problema e o respeito é essencial para demonstrar ao cliente que você deseja mais do que fechar uma venda, mas solucionar seu problema.

        Essa atitude demonstra que seu cliente pode confiar em você.

        Transmita uma boa energia

         

          Atenda o seu cliente como você gostaria de ser atendido, mesmo que você já esteja cansado e seja o último cliente do dia, é necessário trata-lo, de maneira cordial e atenciosa. Isso garante que o seu cliente prefira fechar negócios com você.

          Ao retornar à loja, mesmo que você esteja ocupado atendendo outra pessoa, o seu cliente se lembrará do seu bom atendimento e preferirá esperar para fechar novos negócios com você. Essa atitude de empatia, garante melhores resultados nas suas vendas.

          Demonstrar real interesse pelo cliente é uma forma de fidelizar e garantir melhores resultados para suas metas mensais de vendas.

          Assim, você não só ganha mais no final do mês, como consegue atender a todos os tipos de clientes, mesmo os mais fechados e que acreditam só precisar de um produto.

          Demonstrar empatia é o segredo para construir um relacionamento com os clientes de modo a resolver seus problemas e vender mais que um produto em casa visita do cliente à loja.

          É a capacitação da equipe de vendas que garante o sucesso da empresa de autopeças e acessórios para caminhões, para saber mais a respeito, clique aqui.