Adotar boas práticas de venda é essencial para que sua empresa tenha sucesso e garanta que além de atrair novos clientes todos os dias, vocês conseguirão fidelizar aqueles clientes que chegam. Para te ajudar nessa missão, separamos dicas práticas de venda para a sua revenda de peças.

Aumentar as vendas é essencial para a sobrevivência de todas as empresas, e por isso, um vendedor deve estar corretamente treinado para não perder nenhuma oportunidade.

E para ter sucesso nas vendas, é preciso mais do que conhecer bem o produto e abordar o cliente que entra na loja!

Por isso, separamos dicas práticas de venda para a sua revenda, continue lendo para conferir.

 

Era do Compartilhamento

 

Na atualidade as empresas precisam se atentar para o comportamento dos consumidores! Antigamente um cliente entrava na loja mais próxima ou de maior fama em busca de uma solução, na atualidade ele procura na internet qual o melhor produto para atender à necessidade dele.

Justamente por isso, os clientes já chegam na loja com uma opinião formada, e que tal se o seu cliente puder contar com você em meio digital?

Mesmo que você não queira abrir um e-commerce, você pode manter redes sociais onde oferta dicas sobre produtos que tem na loja.

E as dicas podem ser inclusive de acordo com a estação, o caminhoneiro precisa por exemplo de comodidades para facilitar que ele se hidrate melhor no verão, e você pode fazer disso uma oportunidade de vendas, como contamos neste post.

Marcando presença online, seu cliente poderá ir diretamente a sua loja depois de detectar que você tem conhecimento sobre as necessidades dele e se preparou para atendê-lo.

 

Não Subestime o Cliente

 

Uma prática que prejudica muito as vendas é achar que o cliente não entende de peças e que ele comprará qualquer item que o vendedor “quer empurrar” porque está parado no estoque. No entanto, como já dissemos os clientes atualmente chegam até as lojas muito bem informados e mesmo que não chegassem, o cliente se sente prejudicado por essa prática, fazendo com que ele não volte a sua loja.

Por isso, atenda o cliente buscando resolver o problema que ele precisa solucionar. Lembre-se que sair falando muito e congestionando a cabeça do cliente com informações também não é a melhor opção.

Você deve demonstrar que conhece os produtos da empresa e que poderá ajudá-lo, mas deixe de fato o seu cliente falar o que precisa, dando espaço para que ele se sinta confortável na loja.

 

Aparência

 

Pode até ser surpreendente, mas mesmo a sua empresa sendo um local onde ocorrem trocas de peças, os clientes são majoritariamente homens e você imagina que eles não ligam tanto para a imagem do local, saiba que isso é importante.

Se a loja não é um ambiente agradável, limpo e que o cliente realmente deseja ficar, certamente ele não irá passar tempo suficiente na empresa para realizar uma compra.

Melhorar o ambiente da sua loja e ter uma equipe de vendedores com boa aparência é essencial para que os clientes se sintam confortáveis durante o atendimento. Por isso, nada de peças velhas espalhadas na loja ou vendedores sujos de graxa!

 

Pós-Vendas

 

Melhor que vender uma vez é vender sempre. Por isso, vale muito a pena manter o cadastro dos seus clientes atualizados e pedir o contato de WhatsApp do seu cliente ao finalizar uma venda.

Mandar uma mensagem alguns dias depois para que ele saiba que você se importa e quer saber se o produto funcionou é uma forma de fidelizar e garantir o bom atendimento em todas as etapas da venda.

 

Invista em Qualificação do Seu Time

 

Se você é dono de uma revenda, entenda que parte crucial do sucesso da sua empresa é ter uma equipe de vendas bem treinada e afiada.

A qualificação da sua equipe deve ser constante para que todos os clientes que entram na loja se sintam bem atendidos e acolhidos pela empresa.

Temos um post todo detalhado sobre como isso é importante para que seu faturamento alcance os valores que você sempre sonhou, confira clicando aqui.

Ser um bom vendedor é muito mais do que amar a profissão, requer qualificação e constante atualização para que o profissional possa conhecer o mercado e entender os clientes para atendê-lo bem.