Alguns cuidados precisam ser tomados para manter seu caminhão sempre em bom estado. Em especial os cuidados que você deve ter com caminhões antigos, confira quais são eles!

Os caminhões antigos precisam de alguns cuidados especiais para que a manutenção mantenha o caminhão circulando pela cidade.

 

Cuidados com Caminhões Antigos: Limpeza do Tanque de Combustível

 

Um ponto que muitas vezes não é percebido quando se tem um caminhão antigo é que o tanque de combustível precisa ser lavado.

A lavagem garante que não fique nenhuma sujeira acumulada no tanque e isso acabe aumentando o consumo de combustível.

Quando a sujeira se acumula no tanque é comum que o caminhão comece a perder potência o que é prejudicial para o tráfego com esse veículo.

 

Manutenção Preventiva

 

Um cuidado importantíssimo para todos os caminhões é realizar a manutenção preventiva. Seja um caminhão novo ou mais antigo.

Os proprietários de caminhões antigos precisam ter atenção para reduzir o período entre uma manutenção e outra.

Dessa forma, o caminhão estará sempre revisado e evitando que fique parado na pista por algum problema mecânico.

 

Limpeza Interna e Externa

 

Todo proprietário de caminhão precisa se atentar ao fato de que a sujeira é prejudicial para a manutenção do bruto.

O caminhão sujo é ruim para a saúde de quem dirige e prejudicial em especial para a visibilidade na estrada.

Portanto, seja novo ou mais antigo seu caminhão sempre precisa estar limpinho por dentro e por fora para que ele possa circular com melhor qualidade.

Use limpa vidros, lave o caminhão por fora, aspire por dentro e mantenha o volante sempre limpo e livre de substâncias oleosas.

Dessa forma é possível ter mais qualidade de vida dentro do caminhão e manter seu bruto sempre bem conservado por dentro e por fora.

 

Cuide dos Limpadores de Para-brisa

 

Os limpadores são importantíssimos para manter seu caminhão em boas condições de dirigibilidade. Uma vez que o para-brisa limpo é fundamental para enxergar a estrada.

Portanto, eles precisam ser substituídos quando estão ficando desgastados e acabam não sendo efetivos na limpeza.

O excesso de sol e calor nas estradas faz com que as palhetas dos limpadores ressequem rapidamente, por isso, em geral é indicado realizar a troca a cada 6 meses.

Para limpar essas palhetas, é importante usar pano úmido e jamais usar álcool ou outro material que possa acelerar o ressecamento das borrachas.

Ao primeiro sinal de que a limpeza já não é mais como deveria, substitua as palhetas. Esse é um investimento necessário para sua segurança.

 

Alinhamento e Balanceamento

 

Muitos caminhoneiros não dão a devida atenção ao alinhamento e balanceamento dos pneus, o que faz com que a vida útil desses pneus diminua drasticamente.

O número de buracos e a própria quilometragem rodada diariamente torna necessário o aumento do cuidado com os pneus. Que precisam ser calibrados com a frequência ideal e também alinhados e balanceados para manter a segurança do motorista.

Uma vez que pneu é relativamente caro e precisa ser conservado para que o custo das viagens não seja elevado demais, alinhar e balancear é um cuidado preventivo inteligente. Além disso, ter pneus bons é um fator importante para a sua segurança no caminhão.

 

Sempre Equipar com Produtos de Qualidade

 

Sempre que for instalar uma peça no caminhão, é importante optar não só pelo preço! Escolher peças de qualidade diminuem a necessidade de manutenção porque aumenta a durabilidade das peças do caminhão.

Portanto, comprar peças boas como as da Climatizar, é um investimento na sua própria economia e segurança.

Cuidar atentamente do caminhão é um passo importante para manter a segurança na estrada. Tendo em vista que falhas mecânicas tendem a acontecer com maior frequência em veículos que não passam por cuidados regulares.

Portanto, o investimento na manutenção preventiva representa uma economia ao não ter que fazer a manutenção na beira da estrada em plena urgência e também representa mais segurança para o percurso.

Afinal, todos esses cuidados com o caminhão antigo são justamente para preservar a sua segurança na estrada.

Uma vez que o caminhão precisa estar em boas condições para rodar, fazer o seu frete e voltar para casa com toda a segurança necessária para uma boa viagem.