Os cuidados com o sistema de freios do caminhão fazem parte do seu dia a dia? Cuidar desse sistema é importante para a sua segurança.

Confira agora dicas de como saber se está tudo em ordem com o sistema de freios do caminhão.

O cotidiano muitas vezes faz com que deixemos os cuidados preventivos de lado, na tentativa de otimizar o tempo.

No entanto, esse é um erro que pode te custar muito mais que tempo no futuro. Afinal, cuidar do sistema de freios do caminhão é importante para a sua segurança na estrada.

Responsável por garantir que você volte para casa em segurança, seu sistema de freios precisa sempre estar em dia. Por isso, separamos dicas importantes para mantê-los em dia, confira!

 

Revisão do Sistema de Freios do Caminhão

 

Todo caminhão possui o tempo de revisão do veículo determinado pelo fabricante do bruto. Portanto, é importante respeitar esse período e fazer a devida revisão das peças para evitar problemas.

O sistema de freio é muito delicado e por isso, até mesmo alterações climáticas podem ocasionar interferências nas peças envolvidas na frenagem.

Portanto, esteja sempre atento à capacidade de frear seu caminhão visando evitar acidentes e perceber possíveis problemas no início.

 

Distância Ideal Para Começar a Frear

 

Parar um caminhão, essa não é uma das atividades mais simples executadas em seu dia a dia. Existe uma distância e velocidade que precisam ser respeitadas na estrada para que o caminhão consiga parar em caso de necessidade.

Por isso, um cuidado importantíssimo para a sua segurança e dos demais que dividem a estrada é manter a velocidade permitida.

Dessa forma é possível parar o caminhão com total segurança, caso seja necessário. Outro cuidado importante é nunca dirigir muito próximo do veículo da frente.

Um carro pode parar com muito mais facilidade que um caminhão, ocasionando um acidente caso o veículo da frente precise frear muito próximo de algum obstáculo que o fez parar.

 

Pista Molhada

 

Em casos de pista molhada, o cuidado com a distância do veículo da frente e a velocidade devem redobrar.

Todos nós sabemos que na pista molhada o freio tende a demorar mais a responder na tentativa de parar o caminhão. Uma vez que a condição da pista não é favorável para a frenagem.

Por isso, é sempre importante viajar com total atenção em dias de pista molhada, diminuindo os riscos de acidentes que podem acontecer quando o caminhão demora mais a responder.

 

Sistema de Freios com Água

 

Ter água misturada ao líquido dos freios é comum. Isso ocorre porque o fluido precisa absorver a umidade e reter água, essa é uma das funções do fluido.

Justamente visando que ele auxilie a frenagem. No entanto, o próprio reservatório do líquido de freio possui uma abertura que facilita a entrada de ar e a umidade nos freios, o que pode ser ruim.

Quando a quantidade de água está mais elevada que deveria, o freio pode não funcionar como o esperado. Comprometendo a segurança do motorista.

Por isso, em dias mais úmidos é sempre importante ter atenção e observar como está seu sistema de freios, visando evitar esse acúmulo excessivo de água junto ao líquido de freio.

 

Riscos da Falta de Cuidado com o Sistema de Freios do Caminhão

 

Infelizmente, a falta de cuidado com o sistema de freios do caminhão pode ocasionar um acidente fatal. Por isso, é muito importante conhecer as dicas anteriormente citadas e ficar de olho nesse sistema tão importante.

O cuidado mais importante sem dúvida alguma é manter as revisões periódicas do caminhão sempre em dia. De modo que esse cuidado preventivo possa evitar acidentes.

Uma vez que todo o veículo estará em pleno funcionamento e garantindo bons resultados não só na frenagem, mas durante todo o percurso.

Lembre-se que um caminhão bem cuidado tende a diminuir seu consumo de combustível e além de tornar a viagem mais segura, torna o percurso mais econômico.

Portanto, não existem motivos para deixar seu bruto sem os cuidados necessários. Até porque, paradas para substituição de peças na estrada custam muito mais caro.

E na manutenção preventiva você pode escolher as melhores peças da Climatizar para equipar seu caminhão. Sempre deixando o bruto mais resistente e bonito.