De um instante para o outro, nossa realidade mudou. As rotinas mudaram e muita coisa, inclusive, teve que parar. Tudo isso por conta da pandemia do Covid-19, ou Novo Coronavírus.

O mundo inteiro vem enfrentando os impactos que o vírus tem causado em toda a sociedade, desde à saúde das pessoas, ocasionando diversas mortes, até os inúmeros setores que movimentam a economia dos países.

Estabelecimentos fechados, números alarmantes de desempregos, empresas com número reduzido de funcionário em horário de trabalho, dentre outras modificações que o dia a dia das pessoas tem presenciado.

E isso inclui, também, a vida nas estradas de todos os caminhoneiros que continuam em sua missão de abastecer nossos lares com o que necessitamos para viver.

Porém, eles precisam de cuidados para garantir que sua saúde não seja prejudicada e acabem sendo mais um alvo do Covid-19.

 

Os cuidados com a saúde sempre em primeiro lugar

 

A vida na estrada pode ser extremamente complicada e cansativa, caso algumas medidas em relação aos cuidados consigo mesmo não sejam tomadas.

E se tratando da atual situação da qual nos encontramos, alguns cuidados em específico precisam, indispensavelmente, ser executados. Antes de falarmos deles, vejamos aqueles que devem ser habituais no dia a dia de cada caminhoneiro.

 

Alimentação saudável

 

A correria frequente em que os caminhoneiros estão sujeitos a vivenciar, muitas vezes os fazem optar por refeições mais práticas. Porém, esses alimentos podem não ser a opção mais adequada para garantir uma boa saúde.

A alimentação é um fator importantíssimo na hora de acumular energias e contribuir para o fortalecimento do organismo. Por isso, o cuidado com as refeições também é um fator que irá garantir a sua segurança nas estradas, pois além de tudo, uma alimentação saudável contribui para o aumento da imunidade. Algo muito importante nesse momento delicado de pandemia.

 

Sono em dia

 

Nosso corpo precisa dos momentos de descanso. E esses momentos devem ser levados à risca, para que a saúde não seja prejudicada. E isso inclui as horas de sono.

Para que o caminhoneiro possa ter energia nas longas jornadas que enfrenta nas estradas, ele precisa de uma boa noite de sono. Isso é garantia de segurança, pois garante que seu corpo esteja em total alerta enquanto estiver acordado.

E não se esqueça que sabotar noites de sono para cumprir horários pode até ajudar a curto prazo, mas logo logo a sua saúde irá sentir as consequências disso.

 

Prevenção

 

Essa é uma iniciativa que deveria fazer parte da rotina de todas as pessoas, não só dos caminhoneiros.

Se tratando, em específico, deles, essa deve ser uma postura de vida, adotando hábitos saudáveis que favorecem a imunidade e o fortalecimento do corpo e da mente. Isso inclui as idas frequentes ao médico para fazer check-ups.

 

Manter a higiene

 

Com o surto da pandemia, os hábitos de higiene têm sido uma das principais formas
de evitar o contágio. Por isso, vamos ressaltá-las aqui também.

Como a rotina dos caminhoneiros envolve visitas em diversos lugares diferentes, o risco que eles correm é grande. E para ajudar a aumentar sua proteção, alguns hábitos de higiene devem ser exercidos. Isso inclui lavar bem as mãos após alguma parada; andar sempre com álcool em gel em mãos; evitar contato próximo com outras pessoas; não utilizar objetos que não sejam os de seu uso próprio, etc.

Esses são alguns dos cuidados que devem ser mantidos para que a situação não acabe piorando e para os números de contaminados não aumentarem.

Se cada um fizer sua parte, essa crise será superada e o Coronavírus será vencido.