Aprender como evitar multas no transporte de cargas é fundamental para que ele seja mais vantajoso do ponto de vista financeiro. Tendo em vista que as multas são ruins para o motorista e para a empresa de frete.

O transporte de cargas pode ser mais seguro e rentável se você evitar algumas condutas. De modo que além de se proteger, será possível evitar prejuízos com multas. Quer conferir o que evitar para não ser multado? Então continue lendo!

 

Condutas a Serem Evitadas

 

As multas acontecem porque em algum momento a fiscalização percebeu uma conduta inapropriada por parte do motorista.

O que pode colocar em risco a vida de todos os outros condutores ao redor. Seja excesso de carga, uso de celular ao volante ou até mesmo falta de manutenção do veículo.

Portanto, separamos uma lista de condutas que precisam ser deixadas de lado para que você possa aprender como evitar multas no transporte de cargas, confira!

 

Uso de Celular ao Volante

 

É comum vermos motoristas usando o celular para trocar mensagens ou fazer ligações. No entanto, o uso de celular ao volante é um risco extremo.

Ao usar o aparelho o motorista perde a capacidade de reagir rapidamente caso algo inusitado aconteça na estrada. Por isso, coloca em risco a própria vida e a dos demais.

Se o motorista precisa frear bruscamente enquanto está usando o telefone, pode demorar demais a perceber tal necessidade, ocasionando um acidente.

O ideal é que você estabeleça uma rotina ao estar na estrada, de modo que tenha horários para usar seu celular.

E quando estiver ao volante, deixe o telefone no silencioso e distante de suas mãos, assim, é mais fácil resistir à tentação de usar.

 

Excesso de Carga

O excesso de carga é prejudicial para o seu caminhão, para o meio ambiente e até mesmo para as estradas do país.

Esse peso extra sobrecarrega a capacidade máxima do seu caminhão, ocasionando o risco de quebrar a suspensão. Além disso, o freio pode não funcionar da maneira adequada quando necessário.

Uma vez que o veículo está pesado além do limite para o qual foi projetado. O que sobrecarrega o sistema de freio e dificulta seu bom funcionamento.

Por isso, o excesso de carga é uma das condutas a serem evitadas, tendo em vista que ocasiona prejuízos e multas elevadas.

 

Excesso de Velocidade

Obviamente, um dos principais motivos de multas entre os motoristas é o excesso de velocidade. Esse é um risco que o motorista deve evitar, tendo em vista que o caminhão pode não frear a tempo por causa da velocidade alta e ocasionar um acidente.

Portanto, além do excesso de carga, evite o excesso de velocidade em qualquer situação. Em especial, reduza a velocidade nos dias de neblina e chuva.

Dirigir seu caminhão com a máxima precaução é fundamental para não colocar sua vida em risco, evitar multas e acidentes que podem ser fatais.

 

Parada em Local Indevido

A multa por ter parado em local impróprio precisa ser evitada. Afinal, é totalmente possível se planejar para estacionar o caminhão em lugar adequado.

O momento de carregar ou descarregar o caminhão deve ser planejado, de modo que não haja bloqueio de vias para evitar a multa para a transportadora.

 

Horário Para Rodar

Nas grandes cidades brasileiras existem horários em que os caminhões não podem circular. Essa regra visa que o veículo lento não atrapalhe o trânsito que já é caótico, como ocorre em São Paulo.

Por isso, se planejar para circular nas grandes cidades é fundamental. De modo que você consiga evitar multas ao transitar pela cidade no horário liberado.

 

Todas as Multas São Evitáveis

Todas as multas de trânsito são evitáveis. Um motorista só é multado quando está adotando uma conduta que coloca os demais em risco ou a si mesmo.

Portanto, nós da Climatizar acreditamos que todas as multas de trânsito podem ser evitadas através do conhecimento das regras de trânsito e da obediência às leis.

Afinal, uma multa é uma surpresa desagradável durante qualquer viagem. Acarretando custos extras e dores de cabeça com a perda de pontos na habilitação.

E como motorista nenhum deseja ter esse tipo de problema e prejuízo, o melhor a fazer é conhecer e respeitar as normas do trânsito. Dessa forma, todo motorista estará contribuindo para um trânsito mais seguro.