Sempre que você entra em um estabelecimento comercial, independentemente do segmento, e é bem recebido pelos funcionários, recolhendo todas as informações e ajuda das quais procurava, bate aquele estalo: “Achei um lugar de confiança”, não bate? Do outro lado do balcão, como um empreendedor, sua prioridade deve ser a de oferecer esse serviço, a de manter e criar talentos para trabalhar com você.

Acredite, não é tão fácil quanto parece, mas seguindo essas 6 dicas aqui, você vai conseguir construir uma equipe eficiente e prestativa:

 

 

Treinamento e aprimoramento incessantes

Sempre ouvimos aquele ditado em determinado momento de nossas vidas, e não por acaso: A prática leva à perfeição. Sempre podemos aperfeiçoar o trabalho coletivo e os potenciais individuais de todos os funcionários, atualizar os sistemas tecnológicos e, consequentemente, os que manuseiam eles, treinar técnicas de abordagem, de conhecimento no mercado.

Estamos falando de uma área específica, dos caminhões e dos termos técnicos que utilizamos na abordagem das peças e sistemas, o que significa que nem todos dominarão o assunto assim, logo de primeira.

Qualificar a mão de obra, como podemos ver nesses artigos aqui, é o melhor caminho a tomar:

Como a mão de obra qualificada ajuda a potencializar o faturamento

Atendimento qualificado é o fator mais percebido pelos caminhoneiros

Apenas lembre-se de não sobrecarregar os funcionários, com treinamentos fora do horário de serviço, o que pode acabar gerando alguma dose de insatisfação.

Trabalhando com a Climatizar, podemos pedir para que os funcionários estudem o catálogo (http://conteudo.climatizar.com/catalogo-de-produtos-climatizar) e, sempre que houver alguma dúvida, deixe claro que você está lá para ajudar a removê-la.

 

 

Carreira

Estagnar é o que todo mundo menos quer na trajetória profissional, como chefe, devemos ter total consciência disso. Mapear um plano de carreira para os seus colaboradores é garantir que a “barrinha” de motivação se mantenha lá no alto.

Vá acompanhando os avanços de que trabalham com você, passe alguns feedbacks e, sem criar ilusões que não se transformarão em realidade, chame em uma conversa para esclarecer quais podem ser os próximos passos.

 

 

Valorização

O que nos leva a lembrar que nem só de chefes e gerentes vive uma companhia. Com algum tempo de casa, é importante valorizar e reconhecer os talentos de sua loja através de valorizações no salário, mesmo que não haja uma escalada na função.

 

 

Espaço para ideias

Todos nós gostamos de ser ouvidos, de ter nossas próprias ideias expostas. Mão de ferro na hora de conduzir um time costuma resultar em caras fechadas e pedidos de demissão constantes. Quando você deixa bem claro que todos estão conduzindo o negócio pela mesma estrada, que contribuições podem se transformar em iniciativas, começamos a criar um ambiente sinérgico na empresa.

 

 

Novos potenciais

Se quisermos manter uma equipe competente a longo prazo, tendo em mente que, mesmo que façamos de tudo para manter os melhores, muitos podem acabar saindo por motivos que não podemos intervir, temos que rastrear os melhores, mantê-los por perto.

Não estamos falando em uma competição selvagem, em que apenas um vai acabar se tornando um grande profissional, mas de dar oportunidades para os que estão começando e já mostraram competência. Estágios, contratações por meio período, há inúmeras formas de ir preparando os mais novos.

 

 

Bom ambiente

Essencial em casa com a família, com os amigos, assim como é no ambiente de trabalho. Para reter talentos em sua loja, é mais do que aconselhável propagar ações que fortaleçam um ambiente agradável, com confraternizações de diferentes naturezas ao longo das temporadas.