O capital de giro é fundamental para manter os lucros da sua loja de autopeças. Mas, muitos empreendedores abrem uma loja sem saber o que é capital de giro e sua importância.

A gestão é o que faz total diferença no dia a dia de uma empresa. Ter um gestor atento à saúde financeira da empresa fará com que seja possível lucrar e manter o negócio em pleno funcionamento, mesmo nos meses em que a venda não ocorre como deveria.

O Que é Capital de Giro e Como Ele Impacta nos Lucros?

O capital de giro é como seu próprio nome diz, um valor que é usado para as operações contínuas da empresa. Uma loja de autopeças deve manter seu capital de giro disponível para:

– Manter o estoque ativo e completo;

– Pagar seus fornecedores;

– Financiar as compras a prazo dos clientes;

– Manter o pagamento dos funcionários em dia.

Tudo que precisa de dinheiro da empresa deve ser calculado pelo gestor para que o capital de giro seja capaz de suprir essas necessidades.

 

Uma Questão de Controle Financeiro

Se o seu objetivo é fazer a empresa de autopeças crescer, é importante entender que isso só será possível se houver um controle financeiro.

Sem o devido controle financeiro, é difícil até mesmo precificar os produtos e ter a certeza de que existe lucro nas vendas ou saber por exemplo, quanto é preciso vender mensalmente para manter o negócio lucrativo.

Por isso, o ideal é manter planilhas e documentos sempre atualizados sobre quanto está entrando e quanto está saindo, de modo que exista o devido controle financeiro. O que discriminar nessas planilhas? Simples:

– Controle diário do caixa, ou seja, todo valor que é recebido ou retirado;

– Controle das contas bancárias;

– Controle de despesas pagas;

– Controle de entrada e saída de cartão de crédito ou débito;

– Controle de novas vendas;

– Controle do valor em peças que estão no estoque;

Com essas planilhas atualizadas é possível ter maior controle sobre a saúde financeira da empresa, o que irá te ajudar a manter sempre seu capital de giro em dia, de modo que não falte dinheiro para as necessidades diárias do negócio.

Isso é fundamental para que a sua loja se mantenha competitiva, mesmo em períodos de crise, se tudo estiver devidamente organizado é mais fácil ter controle e tomar decisões assertivas.

Como Criar um Capital de Giro?

Se o seu negócio já funciona e você não se atentou para a importância do capital de giro antes, fique tranquilo! Ainda há tempo para montar seu capital de giro e organizar a vida financeira da sua loja de autopeças.

O seu capital de giro será a seguinte equação: todas as suas contas a receber somadas ao valor de tudo que você tem em estoque, subtraia as contas a pagar e some o valor a pagar em impostos e despesas.

Esse é o valor que precisa estar investido dentro do seu negócio para que ele funcione por um certo período de tempo. Valor esse que chamamos de capital de giro.

O capital de giro precisará ser ajustado com alguma frequência, tendo em vista a contratação de novos funcionários que agrega despesas, o aumento do estoque e todos os demais fatores que são mutáveis em um negócio.

Essas modificações são positivas, mas requerem o aumento do capital de giro, uma vez que sua empresa estará crescendo. Afinal, se o negócio não cresceu não é necessário aumentar estoque ou contratar mais colaboradores.

O Gestor é o Grande Diferencial

Somente com um bom gestor das finanças de sua loja será possível que ela cresça. Se a saúde financeira da sua loja de autopeças não vai bem, é hora de reavaliar as atitudes que estão sendo tomadas na gestão e verificar se não é o momento de pedir ajuda externa.

Fazer um empréstimo para o crescimento do negócio, contratar um consultor financeiro ou qualquer outro tipo de ajuda que seja necessária para colocar sua loja de autopeças nos trilhos não é vergonha alguma.

O mais importante ao reconhecer a necessidade e pedir ajuda é que isso irá funcionar para manter sua empresa crescendo com organização financeira e muita disciplina.