Climatizar Climatizadores

54 3231.7300

Qual Será o Futuro dos Caminhões?

Home > Blog > Qual Será o Futuro dos Caminhões?
Obviamente o avanço tecnológico tende a impactar todas as áreas de atuação. E não seria diferente com os caminhões. Mas qual será o futuro dos caminhões? Será que eles poderão circular pelas cidades sem um motorista?

Os modelos mais modernos de caminhões já são equipados com recursos como sensor de estacionamento, câmeras e GPS, o que por si só já é um enorme salto tecnológico.

A tendência é que, de fato, todos os avanços sejam para melhorar a experiência de dirigir um caminhão, diminuindo os riscos de acidentes.
 

O Futuro dos Caminhões e o Funcionamento Autônomo


É verdade o fato de que os caminhões poderão ser totalmente autônomos. No entanto, diferentemente do que já acontece com carros que estão sendo testados ao redor do mundo, o ideal é que os caminhões autônomos possuam um condutor, que poderá relaxar enquanto o caminhão faz seu percurso.

Os caminhões autônomos não diminuem a necessidade de um condutor. Somente diminui o esforço necessário para que esse motorista possa conduzir o veículo.

Ele precisará estar ao volante e acordado para evitar que algum imprevisto interfira no funcionamento do veículo ocasionando um acidente.

Portanto, o futuro dos caminhões não extingue de forma alguma a responsabilidade e a necessidade de um motorista.
 

O Caminhão do Futuro é Mais Seguro


Fato indiscutível é que os caminhões com mais tecnologia são mais seguros no sentido de evitar acidentes.

A presença de mais sensores e mais tecnologia nas cabines permite ao motorista que ele possa começar a reduzir a velocidade por saber que mais a frente haverá um congestionamento.

Assim como permite que o motorista estacione o veículo sem risco de bater o caminhão fazendo uma manobra. Com mais tecnologia nos caminhões, eles se tornam mais seguros por diversos motivos.

Toda a tecnologia desenvolvida para o setor tem sido pensada para dar conforto e qualidade de vida ao caminhoneiro, enquanto possibilita a melhora das condições de dirigibilidade.

Aumentando assim a segurança para todos que circulam na estrada, não só para o caminhoneiro. Portanto, não há o que temer com relação aos caminhões de futuro.

É bom registrar mais uma vez que esses veículos mais tecnológicos não excluem a importância do caminhoneiro atrás do volante. Mas que são pensados para que de fato a vida na estrada seja menos pesada e muito mais segura.
 

O Futuro dos Caminhões e o Custo de Manutenção


Uma excelente notícia para os caminhoneiros que se preocupam com o custo de manutenção dos seus caminhões é que os veículos mais modernos também estão sendo projetados para serem mais econômicos.

A aerodinâmica dos caminhões mais modernos é pensada justamente para que o veículo tenha mais facilidade de transitar e isso economize combustível.

Além disso, os caminhões estão sendo projetados com peças de maior resistência e que podem ser monitoradas através das novas tecnologias dos caminhões.

Dessa forma, é possível saber com mais precisão quando o caminhão precisa de manutenção, para que uma peça danificada não ocasione danos à outra que estava boa e isso acabe aumentando o custo de manutenção.

Por isso, os caminhões mais modernos são benéficos para o bolso dos caminhoneiros, que tendem a ter a tecnologia trabalhando a favor da economia: não só de combustível, como também da otimização do uso de peças.
 

E os Caminhões Elétricos?


Os caminhões elétricos são parte de um cenário de mudanças e atualizações dos caminhões e carros de passeio.

Mas assim como acontece com os carros de passeio, essa ainda é uma tecnologia que está sendo aprimorada no país.

Os caminhões elétricos ainda são parte de um futuro, tendo em vista que os modelos atuais são ótimos para economizar combustível. No entanto, ainda possuem pouca autonomia e necessitam de um alto tempo de recarga para que possam voltar a circular.

Por isso, os caminhões elétricos não são os modelos mais recomendados para tornar as viagens para transporte de cargas mais econômico.

Uma vez que o tempo de recarga pode ser um fator que irá atrapalhar a entrega da mercadoria dentro do prazo desejado.

Mas com os constantes avanços no setor, é esperado que os próximos modelos sejam cada vez mais compatíveis com a necessidade do caminhoneiro que se desloca pelo país.

E com toda certeza quando esse modelo chegar ao mercado a Climatizar vai te dar essa boa notícia. 
 

Escreva aqui sua opinião

03 de fevereiro 2020

NOSSAS MARCAS

Climatizar Climatizadores
  • +55 54 3231.7300

  • climatizar@climatizar.com

  • Rua Os Independentes de Barretos, 790
    Parque de Rodeios, Vacaria/RS