Você é uma das pessoas que se pergunta qual o significado dos números nas laterais do caminhão? Então hoje você vai saciar sua curiosidade.
Muitas pessoas que veem os caminhões na estrada se perguntam qual o significado dos números  em sua lateral.

Geralmente, a sequência de 4 ou 5 dígitos desperta a curiosidade, mas você já parou para pensar que todo carro tem sua identificação dada pelo fabricante?

Com os caminhões acontece a mesma coisa, portanto, para deixar bem claro e saciar sua curiosidade de uma vez por todas, os números nas laterais do caminhão são basicamente uma identificação dada pelo fabricante.

O Significado dos Números nas Laterais do Caminhão

Além de ser uma nomenclatura, esses números dados pelo fabricante também são dados de forma criteriosa e com padrões estabelecidos pela fabricante.

O significado dos dois primeiros números é a referência ao PBT, que é o peso bruto total recomendado ao veículo.

Portanto, um caminhão com número 2215 pode rodar com peso bruto total de 22 toneladas sem problema algum para o seu sistema.

No entanto, é importante lembrar que de acordo com a legislação de trânsito do Brasil, a carga máxima depende dos números e tipos de eixos do caminhão.

Portanto, o número na lateral é apenas uma estimativa feita pelo fabricante do caminhão, que deve circular respeitando as normas vigentes no trânsito brasileiro para evitar multas e autuações.

Os Dígitos Finais Também Possuem um Motivo

Já os dígitos finais da numeração que geralmente são 2 ou 3 números, indicam a potência do motor original ao sair de fábrica.

Caminhões que apresentam 5 dígitos só requerem a leitura do número para ter certeza da potência do motor original.

No entanto, os caminhões com 4 dígitos requerem a consulta ao manual do veículo para ter a certeza de qual sua potência original.

Em algumas montadoras a configuração dos números aparece com números inteiros, por exemplo 1.000.

Nesse caso a numeração não está indicando a potência, apenas o peso bruto total máximo suportado pelo caminhão medido em quilos.

Cultive o Hábito de Ler o Manual

A indicação na lateral do caminhão facilita que você tenha informações que precisa se lembrar de maneira mais rápida e que estão extremamente visíveis na lataria.

No entanto, é importante que ao pegar um caminhão novo você leia o manual do usuário justamente para saber como operar o bruto para que ele tenha máxima eficiência e segurança.

Se você é apenas um curioso que nunca teve o prazer de dirigir um caminhão, mas sempre se perguntou o significado dos números na lataria, agora já saciamos sua curiosidade!

Mas se você dirige caminhões pelas estradas brasileiras e sempre cultiva o hábito de não ler o manual do seu bruto, repense essa questão!

Ler o manual é muito positivo para que você tenha mais segurança e performance nas pistas. E afinal de contas, é só um tempinho que você vai dedicar a essa leitura.

Certamente você não tem nada a perder ao reservar esse pequeno momento do seu dia para efetuar a leitura que irá te ensinar a como lidar melhor com seu próprio caminhão pelas estradas do país. E se precisar de ajuda, saiba que pode contar com a equipe da Climatizar.