Existem muitas metodologias para controle de estoque que podem ser usadas na sua empresa. O mais importante é observar qual mais se adequa a realidade do seu negócio para que a metodologia escolhida seja um facilitador da rotina de sua loja de autopeças.

O controle de fluxo de materiais dentro de uma empresa é fundamental para que seu funcionamento seja adequado.

 

Metodologias Eficazes Para Controle de Estoque

É importante ressaltar que de fato, a melhor metodologia para o seu controle de estoque é a de fácil aplicação no cotidiano.

Por isso, ao escolher um método, é necessário considerar as habilidades dos profissionais que estarão envolvidos nesse controle de estoque, tendo em vista que eles precisam se adaptar com uma certa facilidade ao sistema escolhido.

 

Método PEPS

PEPS significa Primeiro que Entra, Primeiro que Sai (PEPS). Portanto, o método sugestiona uma ordem cronológica à medida que as mercadorias entram e saem do seu estoque.

Dessa forma, quando ocorre uma venda, a baixa é dada nas primeiras unidades dos produtos que entraram, ou seja, aquelas mercadorias que estão a mais tempo no estoque são as primeiras a serem vendidas. Sempre respeitando a ordem cronológica dos itens que compõem o estoque.

 

Método UEPS

Nesse método o Último a Entrar, Primeiro a Sair (UEPS), segue o raciocínio contrário ao anterior.

Portanto, o custo desse estoque leva em consideração o preço das últimas unidades que foram adquiridas e lançadas em seu controle de estoque.

Como os preços mais recentes são o que valem, os itens mais recentes são enviados primeiro quando ocorre uma venda. Esse método é muito recomendado para empresas que não lidam com produtos perecíveis.

 

Método MPM

O método Média Ponderada Móvel (MPM) é muito fácil de ser implementado. O estoque nesse caso é controlado de forma permanente.

E a cada aquisição de mercadoria o cálculo de custos é refeito pela equipe de gestão. Todos os custos do primeiro lote de produtos (aqueles que já estão em estoque) são somados aos custos do segundo lote, o lote de compra recente.

Essa somatória é dividida pelo total de produtos disponíveis no estoque para que se tenha uma ideia do preço médio de patrimônio estocado.

Garantindo dessa forma uma rentabilidade segura e mediana para a empresa.

 

Estoque Mínimo

Outra forma de operar o estoque é mantendo-o apenas com a quantidade suficiente para atender as demandas da loja.

Nesse tipo de estoque, os gestores da loja de autopeças compram apenas as mercadorias necessárias para o curto prazo, mantendo um controle preciso sobre as vendas para que não faltem itens para os consumidores.

Esse controle sobre as vendas é fundamental para que se evite perder negócios por não ter itens disponíveis. Esse método ajuda a manter o estoque organizado, mas é importante contar com fornecedores parceiros para que tudo funcione como o esperado.

 

Como Escolher a Melhor Metodologia para Controle de Estoque?

Te apresentamos 4 metodologias, mas é preciso informar que em termos fiscais para declaração de Imposto de Renda somente o método PEPS e o MPM são aceitos.

Por ser muito simples de implementar, o MPM é bastante indicado para a sua loja de autopeças. Ofertando um controle de estoque eficaz, que é fundamental para turbinar as vendas e garantir lucratividade para sua empresa.

Na hora de implementar uma metodologia para controle de estoque, é importante capacitar e treinar constantemente seus colaboradores para evitar erros que possam acarretar problemas fiscais.