O segmento de revenda de autopeças no Brasil vem crescendo nos últimos anos, alcançando bons índices de faturamento. Para você possui interesse em montar a sua loja, nós separamos dicas e estratégias para que seu negócio seja um sucesso. Confira!

Antes de mais nada, é preciso estruturar um planejamento para a abertura do negócio. Algumas perguntas precisam ser respondidas nesse planejamento, para que a abertura seja bem-sucedida. Dentre elas:

– Quanto será possível investir?

– Qual a localização correta para esse tipo de loja em minha cidade?

– Irei vender online também?

– O que minha empresa irá solucionar no setor para se diferenciar das demais?

– Quais serão meus fornecedores?

Essas são algumas perguntas que precisam ser feitas durante o planejamento estratégico do seu negócio, para que na hora de abrir a empresa, o processo seja mais simples.

Ao restringir uma localização para o ponto comercial, por exemplo, fica mais fácil procurar um prédio que atenda às necessidades de uma loja de autopeças.

Conheça o Mercado

Durante o próprio planejamento estratégico para a abertura da sua loja, você sentirá a necessidade de conhecer o mercado, observar quais são as peças mais procuradas, em qual localidade da sua cidade os caminhoneiros estão com mais frequência.

Essas informações são valiosas para que você construa um planejamento estratégico que possa facilitar a abertura da loja.

Escolha Bons Fornecedores

Não há como atrair clientes sem ter encontrado um bom fornecedor. Essa parceria é fundamental para o sucesso do seu negócio. Ele irá garantir que sua loja oferte sempre os produtos de melhor qualidade para o cliente.

E qual cliente não se importa com esse fator? Todos estão em busca de itens estilosos e funcionais para seus caminhões, por isso, ter peças que são bonitas e de boa qualidade irá auxiliar no sucesso da sua loja.

Preocupe-se em Ter o Melhor Atendimento da Região

Uma empresa que se preocupa em atender bem cada caminhoneiro que chega até o ponto de venda certamente tem mais sucesso que os concorrentes.

Por isso, quando pensar em contratar atendentes, lembre-se de treiná-los e se certificar de que todos eles tenham paixão por atender.

Legalize a Empresa

Para abrir seu negócio com total tranquilidade, um passo fundamental é preparar-se para abrir a empresa com todos os documentos em dia.

Por isso, é preciso obter todos os alvarás de funcionamento juntamente com a prefeitura de sua cidade e também obter seu CNPJ.

Dessa forma, sua empresa estará legalizada e você poderá gerir o seu negócio com total tranquilidade, por estar regularizado.

Monte um Estoque Inteligente

Seu estoque deve ser pensado de acordo com a necessidade do cliente que a loja visa atender. Ao pensar em todos os caminhoneiros que passam pela sua região você precisará abrir uma empresa com um estoque muito amplo. O que certamente custa muito mais.

Por isso, o ideal é que nesse início você pense em atender uma necessidade, que estará prevista naquele planejamento estratégico que foi feito antes mesmo de procurar um ponto físico para instalar sua loja.

Se o seu estoque é capaz de atender a demanda de um determinado nicho de caminhoneiros, sua loja está pronta para abrir e a divulgação dela deverá ser feita justamente para esse público.

Divulgue Sua Loja

No planejamento estratégico da abertura de sua loja precisa constar o valor disponível para a divulgação da empresa.

Iniciar um negócio contando somente com a divulgação boca a boca não é uma estratégia inteligente, por isso, tenha reservado uma verba para a divulgação dessa abertura, tanto em mídias digitais como em mídias offline.

Capital de Giro

Por último, mas não menos importante, lembre-se que para sua loja se manter por um período, é preciso formar um capital de giro e ter total responsabilidade com a vida financeira da empresa.

Certamente com todas essas dicas em prática a sua loja de peças para caminhão será um sucesso total.