Para lidarmos com o público precisamos estar preparados para todas as situações! E uma situação que pode ocorrer no seu dia a dia é perceber que seu cliente está alterado, seja porque bebeu ou até mesmo porque não está mais conseguindo lidar com o sono. Você sabe como lidar com isso?

 

É de conhecimento público que dirigir com sono ou sob o efeito de qualquer medicamento ou bebida alcóolica certamente coloca em risco não só a vida do condutor como também oferece riscos para todos que estão a sua volta.

 

No entanto, é bastante complicado abordar o seu cliente quando você percebe que ele está alterado seja pelo uso de bebidas alcoólicas ou pelo fato de não ter dormido o suficiente.

 

Abordagem

 

O vendedor nesse momento deverá sim abordar o cliente, mas de forma muito sutil, o ideal é puxar conversa, perguntar como anda a vida e tentar entender qual o motivo que fez com que aquele caminhoneiro usasse alguma substância para se manter acordado ou consumisse bebida em excesso.

 

É importante nessa abordagem adotar um tom solidário e se colocar a disposição do cliente como um amigo que está disposto a ouvir um desabafo e a cuidar dessa situação para que o caminhoneiro não saia da loja sem estar melhor.

 

Afinal, um caminhoneiro alterado dirigindo pela cidade representa um risco para ele mesmo além de representar também um risco para as pessoas que o cercam, podendo ocasionar um acidente com vítimas fatais.

 

Ao abordar o seu cliente, é interessante que você tenha argumentos para que ele se sinta aconselhado por um amigo experiente, para lidar com clientes alcoolizados por exemplo, é interessante conhecer números de acidentes e os riscos que você poderá alegar que ele está proporcionando a ele mesmo e aos demais.

 

Caso você queira se aprofundar nos conhecimentos sobre álcool e direção, você poderá clicar aqui e conhecer essa realidade mais de perto.

 

Exame Toxicológico

 

Outra abordagem interessante é conversar com seu cliente de forma respeitosa sobre a necessidade da realização de exames toxicológicos para renovação ou obtenção de sua carteira de habilitação.

 

Esses exames têm capacidade de detectar se o motorista usou maconha, crack ou outro tipo de droga nos últimos três meses.

 

E exatamente por ser um exame mais abrangente e eficaz, ele atua como forma de coibir que esses profissionais utilizem qualquer tipo de droga enquanto estão ao volante.

 

Portanto, se você percebe que um dos seus clientes está alterado devido o uso de drogas, mas que existe uma abertura para conversar com ele sobre o tema e sobre como as drogas podem interromper a carreira dele e até mesmo a sua vida, é interessante ter conhecimento a respeito para que você possa usar argumentos convincentes.

 

Nós temos um post sobre exames toxicológicos que você poderá conferir clicando aqui, para justamente aprender mais sobre o tema e poder ser um conselheiro para o caminhoneiro que chega na empresa alterado.

 

Afinal, a vida na estrada tende a ser muito solitária e ao receber esse tipo de conselho em tom de amizade, provavelmente fará com que o caminhoneiro se sinta acolhido e recebido, evitando que ele se irrite com você que apenas demonstrou preocupação com a saúde e o bem-estar do seu cliente.

 

Quando você perceber um cliente alterado, tenha sempre cuidado ao abordá-lo, porque apesar de ser uma questão de cidadania e zelo com a vida desse profissional que irá pegar a estrada sem condições para isso, é preciso entender que o cliente pode não estar disposto a receber conselhos.

 

Essa é mesmo uma situação muito complicada, mas a sua atitude de não ficar calado e ser para o caminhoneiro alterado um verdadeiro amigo, é essencial para evitar acidentes que possam ser fatais.

 

Ofereça a esse cliente um café quente e um local para sentar, converse com ele e não o deixe pegar a estrada sem condições, certamente você estará prestando o melhor atendimento do seu dia, porque esta conversa tem o potencial de salvar várias vidas.

 

Se seu cliente chegar alterado na sua loja, o que você faz?

Você tem condições e conhecimento para abordá-lo? Orgulhe-se em dizer que sim e que pode salvar uma vida porque você se importa com seus clientes.