Se você já se comunica com os caminhoneiros pelo WhatsApp, certamente percebeu a importância de manter um relacionamento com o consumidor, mas se ainda não está atento a esse importante canal de vendas, é hora de mudar o comportamento da sua empresa! 

 

Uma revenda de autopeças que tem como principal público os caminhoneiros, precisa estabelecer um canal de comunicação e divulgação que seja eficiente para atrair esse público que está sempre transitando pelo país.

 

E o que seria mais eficiente do que mandar mensagens direto para o smartphone do caminhoneiro?   

 

Comunicação com os Caminhoneiros Pelo WhatsApp

 

O atendimento qualificado é um dos principais fatores de fidelização de um cliente, portanto, investir em melhorias contínuas no setor de relacionamento com o cliente é fundamental para manter seu negócio de forma que ele seja atrativo ao consumidor final.

 

O WhatsApp se tornou um grande aliado nessa proximidade com o cliente, que passa a desfrutar de um relacionamento positivo com a marca, que lhe dá proximidade para realmente estabelecer um relacionamento.

 

E é esse o grande diferencial das empresas que já se comunicam com os caminhoneiros pelo WhatsApp, essas empresas conseguem fidelizar o cliente porque atuam de forma diferente das concorrentes diretas.

 

Ao estabelecer um relacionamento efetivo com o cliente, abrindo espaço para o diálogo além da venda, a empresa passa a ser vista como uma aliada do cliente e não meramente como um local em que o caminhoneiro precisa ir para resolver um problema.

 

Como Iniciar a Comunicação com os Caminhoneiros Pelo WhatsApp?

Se essa não é uma estratégia da sua empresa ainda, fique tranquilo! É possível implementar esse contato de forma simples, para isso, a empresa deverá seguir alguns passos.

WhatsApp Business

O número utilizado pela empresa deve ser cadastrado no WhatsApp Business, que é um aplicativo com recursos diferentes do tradicional, usado por todos nós no cotidiano.

No modelo Business, as mensagens podem ser classificadas e agrupadas de forma a serem respondidas mais rapidamente.

O que facilita o trabalho de quem está atendendo os clientes, ao ter respostas enviadas de forma automática para dúvidas que são frequentemente questionadas.

 

Além disso, a mensagem automática também serve para dar uma resposta rápida ao consumidor, enviando uma saudação imediatamente após o primeiro oi que o caminhoneiro tenha enviado.

 

Assim, ele saberá que será atendido por um funcionário da empresa em alguns instantes e que todas as dúvidas serão esclarecidas nesse atendimento humanizado.

 

Tenha Padrão no Atendimento

 

A mesma preocupação que você tem em treinar seus colaboradores para prestarem um atendimento padronizado na loja precisa ser repetida para o atendimento online.

 

Em qualquer plataforma, seu atendimento precisa ser impecável, afinal, esse é o principal diferencial da sua empresa.

 

O atendimento qualificado no WhatsApp é capaz de aumentar suas vendas ao trazer novos clientes para a loja. Por isso, é importante treinar todos os envolvidos para que o atendimento online seja sempre impecável.

 

Seja Rápido!

 

De nada adianta disponibilizar um WhatsApp para se comunicar com os clientes e demorar horas para dar uma resposta!

 

A internet possibilita justamente uma comunicação mais rápida e eficiente, por isso, a ideia é ter alguém que seja responsável por atender impecavelmente a todos os clientes que entrarem em contato.

 

Uma empresa que disponibiliza um canal como o WhatsApp para atendimento, deve sempre ter em mente que os clientes desejam ser atendidos de forma rápida e amigável.

 

Portanto, se o WhatsApp funciona em horário comercial, um colaborador deve estar responsável por responder todas as mensagens à medida que elas chegam.

 

Demorar demais para responder poderá ocasionar total insatisfação por parte dos clientes. Tornando a prestação do atendimento online algo totalmente ineficaz e prejudicial para a imagem da marca.

 

Atendimento é a Chave do Sucesso

 

Além de oferecer as melhores peças para os caminhões, sua revenda de peças deve ter total cuidado com o atendimento ao cliente, seja online ou offline. 

 

Esse é o grande segredo das marcas de sucesso no mercado, elas oferecem mais que produtos para o caminhão, em cada atendimento essas marcas oferecem ao cliente uma experiência positiva de compras, fidelizando cada caminhoneiro através do bom atendimento ao cliente.

 

Aproveite nossas dicas e atualize seu atendimento ao cliente, o WhatsApp é um grande aliado das vendas.