Climatizar Climatizadores

54 3231.7300

Vendas Ativas ou Passivas - Como Anda a Prospecção de Clientes da Sua Loja de Peças?

Home > Blog > Vendas Ativas ou Passivas - Como Anda a Prospecção de Clientes da Sua Loja de Peças?

Como anda a prospecção de clientes na sua loja de peças? Você sabe qual percentual das suas vendas são ativas ou passivas? Esses dados são importantíssimos para a administração tomar decisões acertadas!
 

Ter todos os dados financeiros da sua loja de autopeças é crucial para que você possa tomar decisões assertivas com relação aos preços dos produtos, compras de novos itens para o estoque e até mesmo sobre quais investimentos precisam ser feitos.
 

Por isso, entender se suas vendas são passivas ou ativas é fundamental para essa tomada de decisão!
 

Entendendo a Diferença de Venda Passiva e Venda Ativa

 

A venda passiva é aquela obtida através das campanhas publicitárias da sua revenda, através desse trabalho de marketing o cliente já chega na loja com conhecimento prévio sobre a empresa e seus produtos. Alguns meios de venda passivas são:
 

Uso de carro de som divulgando a empresa nas redondezas;

E-mail marketing;

Contato via redes sociais da empresa;
 

Para atingir um bom resultado de vendas passivas a empresa precisa investir em divulgação ampliando o número de pessoas que conhecem a marca.
 

Já a venda ativa se dá através da prospecção do cliente, sem a conexão com uma divulgação feita por publicitários ou equipe de marketing. Algumas formas de venda ativa são:
 

Ligações para os clientes informando sobre chegada de novos produtos;

Vendedor que entra em contato constante com os clientes já cadastrados;

Prospecção de novos clientes a partir da lista de contatos do vendedor da empresa;
 

Para aumentar as vendas ativas é preciso ter uma equipe treinada e realmente motivada para prospectar clientes.
 

Atitudes Que Aumentam a Lista de Clientes

 

Aumentar sua base de dados sobre clientes para turbinar as vendas e aumentar consequentemente a lucratividade da empresa é certamente o objetivo de qualquer empresário que deseja crescer em seu ramo de atuação.
 

Para atingir esse resultado é importante traçar estratégias eficazes de vendas! Se a essa altura você está pensando em como andam as vendas da sua empresa e detectou que são vendas passivas, está na hora de investir mais tempo no treinamento da sua equipe visando as vendas ativas.
 

Toda estratégia de vendas precisa considerar que deve existir uma proporção saudável entre vendas ativas e passivas. Geralmente o objetivo é de que 70% das vendas sejam passivas e os outros 30% sejam representados por vendas ativas.
 

Mas para atingir esse resultado é preciso que sua equipe de vendas esteja realmente motivada e afiada, querendo dar o melhor para a empresa atingir as metas de vendas.
 

Motivação

 

Investir na motivação dos seus vendedores é crucial para a sua estratégia de vendas funcionar! Eles são os profissionais que atendem o seu público e que por isso, precisam representar a marca com perfeição.
 

Algumas estratégias são eficientes para gerar a motivação necessária para obter melhores resultados de vendas:
 

Garanta um bom bônus para quem vender mais;

Ofereça um dia de folga para o vendedor que se destacar;

Faça reuniões com a equipe e garanta que todos os vendedores tenham condições de cumprir as metas;

Oferte treinamento para que o atendimento ao cliente seja aperfeiçoado;
 

Esses detalhes fazem toda diferença para garantir que sua equipe de vendas estará pronta para dar o melhor atendimento a cada cliente conquistado.
 

Nunca Deixe de Investir em Propaganda

Certamente você á ouviu falar que propaganda é a alma do negócio! Muitas vezes os empresários deixam de investir em propaganda da empresa, principalmente quando as vendas vão bem.
 

Isso é um enorme erro! A propaganda é crucial para manter seu nível de vendas passivas alto, garantindo não só novos clientes para a sua marca, mas ajudando também a fixar a sua marca na memória de todos os consumidores que já conhecem a empresa.
 

Isso é importante para que os clientes sempre pensem na sua marca como uma associação automática ao pensarem em peças para caminhões.
 

Quanto mais um cliente é exposto a marca de forma positiva através de boas propagandas, mais chances a sua empresa terá de ser lembrada por esse consumidor na hora da compra.
 

Por isso, a propaganda é uma arma poderosa na consolidação da marca e no aumento das vendas, não podendo ser deixada de lado em nenhuma estratégia de vendas.

Escreva aqui sua opinião

01 de julho 2019

NOSSAS MARCAS

Climatizar Climatizadores
  • +55 54 3231.7300

  • climatizar@climatizar.com

  • Rua Os Independentes de Barretos, 790
    Parque de Rodeios, Vacaria/RS