Neste artigo você vai descobrir como uma excelente gestão de estoques pode melhorar a produtividade da empresa.

Sabemos que para alavancar qualquer negócio hoje em dia, a empresa precisa ter uma excelente gestão turbinando a lucratividade.

Estamos no ano moderno, onde tudo ficou mais prático para ser conquistado, ao contrário do século 18, onde as responsabilidades eram colocadas em uma única pessoa.

Neste artigo, iremos lhe mostrar que uma excelente administração, resolve todos os problemas, inclusive, gastos desnecessários, ampliando a lucratividade de um bom empreendimento.

A maioria dos empreendedores da atualidade acha que para ter um resultado satisfatório é preciso conhecer os meios da compra, mencionando ser o único instrumento para garantir excelentes resultados, destacando a marcar entre os concorrentes.  

Essa faixa de pensamento, por um lado está correto, por outro, deve tomar bastante cuidado para não acumular mercadorias, ou seja, resolvendo o problema criando outro. Todos sabem que para gerar dinheiro tem que gastar dinheiro. Em outras palavras, mercadoria parada é dinheiro parado.

Listamos algumas dicas surpreendentes para ter uma excelente gestão de estoques para aumentar a lucratividade nos negócios.

Vamos lá? 

 

Analisar os dados

Para fazer uma boa gestão, o primeiro passo é conhecer os estoques, quais produtos possuem e os que faltam, quanto tempo estão parados e como se comportam os consumidores em relação ao produto. Para esse procedimento, requisitar a ajuda de um programa poupar muito tempo de trabalho da equipe. 

 

Controle de Giro

Outro processo que não pode ser dispensando de forma alguma é entender e controlar o giro. É de extrema importância que o comprador esteja atento aos indicadores de giro e verificar a coerência dos dados. Analisando esses fatores, tenha plena certeza que você vai estar executando uma atividade bastante importante dentro da empresa, evitando que as mercadorias fiquem paradas. 

 

Negociando com Fornecedores

Assim que estiverem executados os procedimentos a serem feitos acima, chega à parte das negociações das compras. Neste ponto, deve destacar que não precisa está focado apenas no preço, mas também, prazo de entrega e no pagamento.  

Vale ressaltar, que mercadorias com pouco giro não precisa ter prazo de pagamento, bem diferente das outras que dão resultados satisfatórios que deve ser negociado as entregas junto como prazo de pagamento.  

 

Estabeleça anotações das mercadorias

Outro meio que ajuda a manter uma excelente gestão de estoques é manter os estoques com grande demanda sempre anotado, melhorando o capital empregado. Não podemos deixar de mencionar, que existe custo de administração de estoque, mesmo se ele for consignado.

 

Antes de indicar qualquer funcionário para atuar neste setor bastante importante, ele tem que saber exercer a função corretamente. Para isso, contrate uma pessoa capacitada para que o serviço saia da forma esperada, trazendo resultados magníficos.

Lembre-se, o primeiro ato para aumentar a lucratividade da corporação é sua. Você com o cargo superior aos demais é o responsável de cada pessoa que executar a função destinada. Então, preste bastante atenção ao contratar ou subir algum funcionário de cargo, visto que, corre sério risco de afunda a empresa ao invés de melhorar.

 

Pronto! Você acabou de ver os principais procedimentos para manter uma excelente gestão de estoques.