Ter um posicionamento bem definido é importante para que sua empresa seja lembrada pelos seus consumidores.

O posicionamento é como a marca quer ser vista e lembrada pelos seus clientes, qualidade x preço qual é o posicionamento da sua loja?

Feche os olhos e pense no seu restaurante favorito: porque você gosta tanto de lá? O preço é justo? A comida é sem igual? O atendimento é bom?

Esses fatores são extremamente importantes para o sucesso da sua loja de autopeças e acessórios para caminhões, mesmo que ao ler isso você se choque e não entenda o que o seu restaurante favorito tem a ver com a sua loja.

 

Como fazer uma empresa ser lembrada pelo consumidor?

 

Toda empresa é lembrada pelo consumidor em relação ao: atendimento, preço e qualidade do produto. E cabe a empresa decidir como ela será lembrada por seus clientes. Pode parecer exagero, mas isto é sim uma decisão administrativa!

Se você quer ser lembrado por ser uma empresa de autopeças com o melhor preço da cidade, a sua atitude administrativa será de procurar os melhores fornecedores de peças para ter parcerias e com isso garantir bons preços para compra dos produtos, afim de revende-los com preços abaixo dos concorrentes.

Caso você queira ser lembrado como a empresa com o melhor atendimento da cidade, você deverá investir em qualificar a sua equipe de vendas, que são as pessoas que lidam diretamente com seus clientes e que tem o poder de fidelização a partir do bom atendimento.

E se a ideia é ser a empresa com os melhores produtos da cidade, a busca por fornecedores deve ser focada em encontrar parceiros de alto nível para ter os melhores produtos em sua loja.

Acontece que esses posicionamentos precisam atuar de maneira conjunta para que sua empresa se torne líder de mercado! O seu restaurante favorito deixará de ser o melhor em sua concepção no dia em que você não for bem servido, ou o preço disparar, ou a porção da comida diminuir.

O mesmo acontece com sua empresa de autopeças, a sua gestão administrativa deve priorizar posicionar-se a favor do seu cliente. Qualidade e preço tem que andar juntos, não adianta ser reconhecido como o mais barato e com o serviço mediano.

Muitos clientes irão preferir pagar mais caro se ao serem recebidos na loja com preço superior, por um funcionário que estiver sorridente e preparado para oferecer o melhor atendimento, explicar sobre as peças e acessórios e ser empático.

O correto posicionamento da sua empresa na memória do cliente, é por si só uma estratégia de vendas, mas se você deseja se aprofundar sobre como criar estratégias de vendas para a sua empresa de acessórios e peças para caminhões, clique aqui.

Motivação de funcionários

Ter funcionários motivados e que são capazes de entender as necessidades do seu cliente é um dos primeiros passos para acertar no posicionamento de sua empresa.

Os caminhoneiros necessitam ser bem atendidos ao entrar em sua empresa, e precisam perceber que o vendedor entende suas necessidades e está realmente disposto a ajudá-lo a encontrar exatamente o que precisa.

É o vendedor que demonstrará que sua empresa se preocupa com o cliente e que a sua loja de autopeças preza por oferecer bons produtos com preços justos.

Isso forma na memória do consumidor a percepção de valor da sua empresa, como uma empresa que preza pelo cliente, pela qualidade do produto e pelos preços justos.

O valor da empresa é o que te faz ter o seu restaurante preferido, sendo este restaurante o mais valoroso para você. E é assim que o seu cliente deve se lembrar de sua empresa, conquistando em sua mente um espaço exclusivo e difícil de ser tomado pelos concorrentes.

É o valor percebido pelo cliente que garante a marca a preferência e a posição de líder de mercado, sendo a sua loja a primeira marca lembrada quando o assunto é peças e acessórios para caminhões.

Tendo tudo isso em mente, fica mais fácil traçar o correto posicionamento para sua empresa, e garantir que os clientes preferirão fazer negócios com a sua loja, porque antes mesmo que ele entre em sua empresa, você traçou as melhores escolhas administrativas.