Climatizar Climatizadores

54 3231.7300

Parceria ou Competitividade, Como Você Motiva os Vendedores da Sua Revenda

Home > Blog > Parceria ou Competitividade, Como Você Motiva os Vendedores da Sua Revenda

A motivação dos seus profissionais de venda é essencial para o sucesso da sua empresa. Mas já parou para pensar entre parceria e competitividade, qual seria a melhor forma de motivar seus vendedores?

Motivar os vendedores da maneira correta é algo essencial para o ambiente de trabalho na sua loja de autopeças, garantindo que a equipe trabalhe em sintonia e conquiste os resultados esperados pela administração.
 

Criando Uma Equipe Comprometida

 

Todos os funcionários devem ser comprometidos com o sucesso da empresa, especialmente os colaboradores que atuam como vendedores, para isso, tome algumas atitudes na rotina laboral:

Valorize a Sua Equipe

É importante conversar abertamente com a sua equipe sobre o quanto ela tem sido efetiva em determinadas atitudes.

Assim, você garante que através do reconhecimento das atitudes positivas os colaboradores irão conseguir se manterem motivados por mais tempo.

Disponibilize os Recursos Necessários

Condições excelentes para o desenvolvimento do trabalho geram os resultados excepcionais que a sua empresa espera ter, por isso, é essencial que todos os recursos possíveis estejam disponíveis.
 

A empresa deve sempre investir em recursos que possibilitam a exposição do produto e a experiência positiva do cliente com a marca.


Ofereça Comissão
A comissão é algo muito essencial para a função de vendedor, porque ela se baseia no tripé: motivação, reconhecimento e recompensa.
Assim, o colaborador se sente motivado a vender porque ele tem a ganhar com essa atitude, ao receber ele se sente reconhecido e recompensado pelo serviço prestado para a empresa.


Proponha Metas Alcançáveis
Toda empresa precisa ter metas que os colaboradores realmente consigam alcançar. Ao pressionar a equipe para bater uma meta extremamente difícil, ao invés de motivar os vendedores você poderá criar o efeito contrário ao esperado.
 

Já sabendo que a meta é quase impossível, a equipe se desmotiva e perde o interesse, até mesmo por receio de que a próxima meta seja ainda maior caso o resultado seja positivo.
 

Por isso, é importante sempre analisar o contexto do mercado, os últimos números da sua loja e traçar estratégias de propaganda do seu negócio que auxiliem a equipe de vendas a se superar.
 

Parceiros ou Competidores?

 

O seu melhor vendedor é parceiro da equipe ou ele se destaca na base da competitividade a qualquer custo?
 

A competição a qualquer custo não gera um ambiente laboral agradável para os envolvidos, muito menos é saudável para a manutenção de uma equipe harmônica. Por isso, é importante ter cuidado ao incentivar que os colaboradores deem o seu melhor e se destaquem perante os colegas.
 

Porque por mais que cada parceiro estar comprometido individualmente com o sucesso da empresa seja algo positivo, é importantíssimo que a equipe esteja em sintonia.
 

Se todos recebem comissões pelas vendas e somente um funcionário está tomando a frente, elevando o número de vendas da equipe e os outros estão completamente apagados, algo precisa ser revisto pela gestão da empresa.
 

A competitividade a todo custo gera problemas de relacionamento que podem ocasionar atritos internos que serão percebidos pelos consumidores, abalando diretamente a percepção que o cliente tem sobre a marca e a experiência de compra na loja.

 

Uma Empresa Com Vínculos

Se na sua empresa os colaboradores conseguem ter sinergia e se comportarem como parceiros rumo ao crescimento do negócio, certamente o clima laboral é menos tenso e mais harmônico.
 

O que tende a contribuir muito para que o desempenho individual brilhe, uma vez que todas as pessoas se sentem confortáveis no local de trabalho e sabem que podem contar umas com as outras para alcançarem suas metas juntas.
 

Estimular a parceria entre colegas de trabalho faz com que o grupo de formadores da empresa seja mais otimizado, uma vez que todos poderão contar com as habilidades uns dos outros.
 

O que não necessariamente exclui a necessidade de uma certa competitividade entre os vendedores, que certamente é algo natural uma vez que aquele que vende mais fatura uma maior comissão.
 

Mas se existe um suporte colaborativo entre todos da equipe, isso tende a ser um fator de crescimento de todos os vendedores que se esforçam para dar o seu melhor e mesmo assim, continuar a manter o clima de amizade entre colegas na empresa.

Escreva aqui sua opinião

10 de junho 2019

NOSSAS MARCAS

Climatizar Climatizadores
  • +55 54 3231.7300

  • climatizar@climatizar.com

  • Rua Os Independentes de Barretos, 790
    Parque de Rodeios, Vacaria/RS