Será que promoções são sempre positivas para a sua empresa? É fato que uma promoção chama a atenção de novos clientes e acaba atraindo-os para as compras, mas será que sua empresa anda refém das promoções para atrair clientes?

 

As promoções dos produtos são de fato benéficas para a sua loja? Muitas vezes o empresário acaba investindo em divulgar promoções para atrair novos clientes, sem perceber que essa prática acaba muitas vezes deixando os clientes acostumados a esperar pelos preços mais baixos.

 

E justamente essa espera por parte do cliente, acaba deixando o empresário refém das promoções para atrair novos clientes e se manter vendendo, o que acaba sendo um perigo para a sua lucratividade.

 

Se você quer aprender a chamar a atenção de novos clientes e vender seus produtos sem se tornar um refém das promoções, continue lendo!

 

A Composição dos Preços

 

Antes de precificar um produto, você precisa levar em consideração vários fatores, para que a empresa tenha uma lucratividade que a mantenha de portas abertas e mesmo assim os clientes percebam que os preços são convidativos.

 

É interessante observar os preços dos seus concorrentes diretos, tendo em vista que seu produto deverá ter um custo médio quando comparado ao preço dos concorrentes.

 

Outras questões que podem ser usadas na precificação dos seus produtos são:

 

Margem de lucro, quando o preço é decidido com base nas despesas envolvidas para adquirir a peça e vendê-la;

 

Por demanda, que é quando a empresa se baseia na procura e valor que aquele produto tem para os clientes;

 

    Cada uma dessas escolhas terá peculiaridades e você deve analisar qual é a melhor forma de compor os preços dos seus itens para que sua empresa seja competitiva sem precisar apelar recorrentemente para promoções.

     

    Quando a Promoção É Uma Boa Estratégia?

     

    Existem muitas estratégias positivas para aumentar a lucratividade da sua empresa, desde que você crie estratégias de vendas que estejam de acordo com as suas reais necessidades.

     

    A promoção é uma estratégia que é aliada da sua empresa em alguns casos específicos, confira alguns deles:

     

    Quando o Produto Está Em Excesso no Estoque

     

      Se você tem um produto que encalhou, é interessante diminuir um pouco a sua margem de venda e deixá-lo à mostra para os clientes como uma oferta que realmente tenha um tempo determinado para acabar.

       

      As ofertas não podem ter duração de meses a fio, para evitar que o cliente espere encontrar o produto sempre com o preço baixo.

       

      Quando se Quer Divulgar um Novo Produto

       

        Quando chega um produto novo na loja e você deseja fazer uma divulgação maior para fidelizar os clientes a este produto, é interessante iniciar a venda com preço promocional, deixando o produto neste preço por prazo pré-determinado e comunicando isso aos clientes.

         

        Quando se Quer Comunicar uma Mudança

         

          Outra promoção interessante é quando sua empresa precisa colocar parte do estoque para fora por causa de uma mudança de ponto de venda ou até mesmo por causa da necessidade de uma pequena reforma na empresa.

           

          A promoção além de atrair novos clientes para a empresa irá comunicar essa mudança para que no processo, você não perca aqueles clientes que já são fiéis a sua marca.

           

          Quais os Riscos das Promoções?

           

          Um dos principais riscos de fazer promoções em excesso é que o seu cliente pode não mais aceitar o preço real do produto.

           

          Acostumado com diversas promoções ao ano, o cliente passa a esperar que os produtos entrem em promoção para que ele de fato realize a compra, mesmo que ele esteja precisando do produto com certa urgência.

           

          Por isso, as promoções devem ser estudadas e analisadas antes de serem lançadas aos clientes, para que eles não adotem esse costume de esperar por elas, certos de que em determinada época do ano você de fato fará um “bota fora”.

           

          Além disso, promoções longas demais ou que sempre são prorrogadas também acabam deixando o cliente com a sensação é que sempre encontrarão o produto em preços melhores na sua loja, se esperarem pelas promoções.

           

          Por isso, tenha cuidado com a precificação dos seus itens e sempre procure colocar preços justos atrelados a outras estratégias de venda.