Vender ou conquistar um cliente? Toda equipe da loja precisa saber o que é mais importante para as autopeças, ganhar uma venda ou conquistar um cliente?

 

A sua loja de autopeças fideliza seus clientes? Muitas vezes na ânsia de vender para bater uma meta interna o vendedor acaba por não se preocupar com o cliente como deveria.

 

Justamente nesse momento, a venda que deveria ser um sucesso total, conquistando mais um cliente satisfeito para a empresa acaba por ser um fracasso, uma vez que essa pessoa até leva o produto, mas não tem a menor intenção de voltar à loja.

 

Porque Fidelizar é Vital?

 

Toda empresa necessita ter atenção e cuidado com a fidelização dos clientes! Se alguém entra na sua loja e não tem uma boa experiência, significa que essa pessoa não irá voltar e que possivelmente irá comentar em seu círculo de amigos próximos tudo de ruim que aconteceu na loja.

 

Isso é péssimo para a imagem da empresa que acabará por perder clientes que sequer teve a chance de conquistar, além de perder todas as futuras compras daquele cliente que entrou na loja e não foi corretamente atendido.

 

Em contrapartida, os clientes que são fiéis a sua loja apresentam o comportamento propício para o crescimento do seu negócio, porque eles:

Divulgam positivamente sua empresa entre os amigos deles;

São fiéis ao seu produto ou serviço;

Em compras decepcionantes, esses clientes possuem a capacidade de ofertar uma segunda chance para a empresa;

 

Esse comportamento do cliente que é fiel a empresa, propicia que você possa fazer com que o seu negócio cresça não só a partir da conquista de novos clientes, mas também graças à manutenção de uma lista de clientes que estão sempre voltando.

 

Como Fidelizar?

 

Criar um relacionamento com os clientes não é um processo fácil e exigirá muito treinamento da sua equipe e investimentos diários para manter todos os clientes que chegam até a sua loja apaixonados pelo atendimento e produtos ofertados.

Esteja em Todos os Pontos de Contato

 

Os clientes passam por uma verdadeira jornada de compra! Eles identificam uma necessidade, pesquisam o produto que poderá atender sua necessidade, pesquisam preços entre concorrentes e isso se dá muitas vezes online, solucionar possíveis dúvidas e só depois se direcionam para a compra do produto escolhido.

 

Se em todas essas etapas o cliente encontra apoio e soluções que são oriundos da sua marca, certamente esse cliente irá visitar sua loja.

Tenha Atenção ao Pós-Vendas

 

Muitas empresas se esforçam em atender bem quando o cliente chega na loja, fazem postagens nas redes sociais para atrair mais clientes, estão sempre preocupadas com divulgação, mas nunca entram em contato com os clientes dias após a compra.

 

Esse cuidado é essencial para que o cliente se sinta valorizado e tenha suas percepções ouvidas!

 

Ao implementar na empresa uma sugestão pertinente de um cliente, certamente ele irá se sentir valorizado e ouvido, garantindo que ele seja fidelizado.

 

Entenda as Necessidades do Seu Público

 

Entender a necessidade do caminhoneiro é essencial para que a sua loja possa se tornar referência para o público.

 

Se todas as vezes que um cliente entra na loja ele encontra o que está buscando, além de bom atendimento e preço justo, dificilmente ele irá procurar o seu concorrente direto.

 

Por isso, uma postura que deve ser adotada por todos na empresa é que se um cliente chega na loja procurando algo que não está disponível no estoque, deve-se anotar o contato desse cliente e procurar a peça desejada entre seus fornecedores.

 

Assim, ao ter a peça disponível a empresa poderá manter contato com o cliente e explicar que já adquiriu o item e que está pronta para atender a esse cliente.

 

Mesmo que ele já tenha efetuado a compra em outro lugar, seu cliente irá reconhecer que apesar de não ter achado o que queria, a empresa se importou com a necessidade dele, o que será suficiente para estabelecer um vínculo positivo com o caminhoneiro.

 

Apesar de não ser certeza de conquistar aquela venda, a empresa estará conquistando um consumidor demonstrando através de atitudes concretas o quanto aquele cliente é importante para a loja.