Dirigir com neblina requer atenção redobrada do motorista. Mas o que fazer na estrada para tornar esse momento menos perigoso?

 

O que você faz quando se depara com uma estrada tomada pela neblina? Parar o caminhão muitas vezes não é uma opção!

 

Por isso, saber o que fazer para tornar o percurso menos perigoso e conseguir continuar na estrada é sempre a opção mais viável para o caminhoneiro. Confira algumas dicas agora!

 

Ventilação do Caminhão

 

    Ligar o sistema de ventilação se torna um grande aliado, contribuindo para melhorar a visibilidade, tendo em vista que os vidros tendem a ficar completamente embaçados em momentos de neblina.

     

    Outra medida interessante é acender os faróis, facilitando que os carros que estão na contramão consigam te enxergar.

     

    Aumentar a Distância

     

      Manter-se distante do veículo da frente é um cuidado importante para reduzir o risco de acidente se houver a necessidade de frear bruscamente.

       

      Tendo em vista que todos estão passando pela mesma situação de falta de visibilidade, é importante ter esse cuidado porque você não sabe se o motorista da frente realmente poderá manter a velocidade em que está.

       

      Estar em Condições de Dirigir

       

        Se você está cansado, dirigindo a muitas horas ou consumiu bebida alcoólica, a combinação com a neblina pode ser fatal!

         

        Sabendo dessas condições, procure estacionar seu caminhão em local seguro e descansar até estar em condições de voltar para a estrada.

         

        Dessa forma você evita se envolver em acidentes, que te atrasam muito mais do que apenas se deitar e esperar ter condições de dirigir. Além disso, um acidente pode ser fatal, portanto, não adianta ter pressa quando não se está em condições de dirigir.

         

        É sempre importante reforçar que consumir álcool não combina com direção! Aumentando o risco de acidentes graves, principalmente associado a uma situação de neblina na pista.

         

        Pista Molhada

         

          Além de reduzir a visibilidade na pista, a neblina deixa a pista molhada o que torna seu percurso ainda mais perigoso. Tendo em vista que em caso de necessidade, será mais difícil frear o veículo.

           

          Portanto, a redução da velocidade é importante, visando que o caminhão esteja em condições de parar caso exista a necessidade.

           

          Velocidade alta com pista molhada aumenta os riscos de derrapagem na pista, por isso, o cuidado deve ser redobrado e o pé não deve pisar fundo no acelerador nesses dias.

           

          Revisão do Veículo

           

            Viajar requer o cuidado de manter seu caminhão sempre com a revisão em dia. Dessa forma você evita falhas mecânicas em situações emergenciais.

             

            Se o freio falha durante um momento de necessidade em dias nublados o acidente causado pela falha mecânica pode ser muito grave.

             

            Portanto, nunca deixe de manter seu caminhão com as peças e cuidados em dia. Isso representa maior segurança para a sua rotina na estrada e para todos os motoristas que te cercam.

             

            Parar no Acostamento?

             

              Parar o caminhão no acostamento para esperar a neblina diminuir não é uma boa opção! Mesmo que pareça seguro, algum veículo poderá causar um acidente ao não enxergar o caminhão estacionado.

               

              Por isso, evite parar no acostamento. O ideal é procurar por um posto de combustível em que o caminhão possa parar confortavelmente e de maneira mais segura.

               

              Assim, você evita aumentar o risco de acidente e pode aproveitar a estrutura do posto para descansar com mais tranquilidade enquanto espera a neblina passar. 

               

              Para Estar Atento é Preciso Estar Descansado

               

              Independentemente do nível de segurança ou de experiência que se tem em dirigir na estrada, conduzir veículos em dias com neblina pode se transformar em um verdadeiro desafio para os motoristas.

               

              Por isso, um dos cuidados essenciais para que você tenha segurança em qualquer dia de viagem é estar descansado.

               

              Passar longas horas na estrada sem dormir e usando energéticos para se manter acordado é um risco para si e para os demais motoristas.

               

              Evitar esse tipo de conduta especialmente em dias de chuva ou de neblina é um cuidado extra que todo motorista deve ter, visando manter a própria segurança.

               

              Tendo em vista que o corpo quando está descansado tende a ter reações mais rápidas e isso certamente contribui para evitar acidentes. Ser prudente no trânsito nunca é demais.