Todo empresário enfrenta diariamente uma lista de custos que impactam diretamente no lucro e que precisam ser calculados para serem repassados. Isso tudo associado a concorrência do mercado gera uma certa dificuldade de manter uma loja competitiva!

 

Ter uma loja lucrativa e competitiva é um verdadeiro desafio para o empreendedor, que precisa ter jogo de cintura para negociar com fornecedores e conquistar as melhores oportunidades para manter uma loja que se destaca no mercado pela qualidade dos itens e preços justos.

 

Algumas dicas administrativas são essenciais para facilitar essa jornada do empreendedor, que precisa se comprometer com a competitividade do negócio, visando manter sua empresa aberta e lucrativa.

 

Estratégias Para Uma Loja Competitiva

 

Algumas estratégias precisam ser adotadas na administração do seu negócio para que ele se mantenha competitivo, confira:

 

Estar Sempre De Olho na Concorrência

 

    Se a administração da sua empresa não tem o cuidado de acompanhar as novidades que o concorrente direto está lançando, dificilmente vocês conseguirão se manter competitivos frente aos concorrentes.

     

    Estar de olho não significa copiar, mas ter a certeza de que sua empresa tem bons produtos, preços competitivos e que existe um esforço diário dos seus colaboradores para se manterem sempre melhores que os concorrentes diretos.

     

    Manter a Equipe Treinada

     

      Oferecer treinamento constante para a sua equipe de vendas é essencial para manter a loja atrativa para os clientes.

       

      Se um cliente não passa por uma boa experiência de compras, além de ter perdido uma venda a empresa provavelmente terá uma pessoa na cidade falando negativamente sobre a marca para todos os amigos próximos.

       

      Isso é extremamente ruim, uma vez que é muito difícil reverter esse tipo de boca a boca.

       

      Agregar Valor Ao Produto

       

        Várias empresas oferecem os mesmos produtos que você! O que a sua loja tem feito para agregar valor aos itens que vende e se diferenciar?

         

        Ter o cuidado de se manter diferente dos demais concorrentes é um fator decisivo para a escolha de onde seu cliente irá comprar.

         

        Se 3 lojas vendem o mesmo produto na mesma cidade e com o mesmo preço, o que faz com que uma venda muito mais que a outra? A diferenciação competitiva! Seja porque atende melhor ou porque entrega o produto mais rápido, se diferenciar é vital para a competitividade. 

         

        Estar Atualizado

         

          Por ter uma rotina muito puxada nos negócios, é comum que o empresário não se atualize sobre lançamentos de produtos no mercado.

           

          Ocasionando perda de vendas uma vez que o caminhoneiro busca a loja para procurar as novidades e elas não estão disponíveis no estoque.

           

          Por isso, parte da competitividade da loja é também a sua capacidade de inovar e apostar em tendências do segmento para atrair e agregar valor para os clientes.

           

          Nunca Deixe de Divulgar

           

            Muitos empresários ainda acreditam que a loja só necessita de boca a boca para crescer, o que é um erro!

             

            É preciso manter seus investimentos em publicidade da sua loja sempre em dia, visando sempre atrair novos clientes e divulgar sua marca, contribuindo também para que os clientes que já conhecem a empresa se lembrem dela na hora de fazer novas compras.

             

            Além de manter todas essas estratégias funcionando em conjunto, é preciso também apostar na fidelização do caminhoneiro, visando ter a loja sempre cheia.

             

            Sempre Aposte na Fidelização

             

            Todo cliente que entrou na sua loja é uma chance de fidelizar um consumidor que nunca mais vai procurar o que precisa na loja ao lado.

             

            Mas a fidelização é um processo realmente delicado e que requer dedicação por parte da empresa, por isso mesmo, a maioria das lojas não é capaz de realmente fidelizar o consumidor, este pode ser o seu diferencial competitivo! Para fidelizar o cliente é preciso adotar algumas posturas como:

             

            Oferecer uma boa experiência de compra;

            Garantir bons preços;

            Agregar valor ao produto;

            Se preocupar com o pós-venda;

             

              É sempre importante perceber que o caminhoneiro é um cliente que conhece o país inteiro e que existem centenas de lojas de autopeças espalhadas no Brasil.

               

              O que fará com que seu cliente volte para fazer várias compras na sua empresa é a sua capacidade de fidelização e o investimento contínuo na construção de um bom relacionamento com esse caminhoneiro.