Climatizar Climatizadores

54 3231.7300

Lucro, Custos e Concorrência, a Dificuldade de Manter uma Loja Competitiva

Home > Blog > Lucro, Custos e Concorrência, a Dificuldade de Manter uma Loja Competitiva

Todo empresário enfrenta diariamente uma lista de custos que impactam diretamente no lucro e que precisam ser calculados para serem repassados. Isso tudo associado a concorrência do mercado gera uma certa dificuldade de manter uma loja competitiva!
 

Ter uma loja lucrativa e competitiva é um verdadeiro desafio para o empreendedor, que precisa ter jogo de cintura para negociar com fornecedores e conquistar as melhores oportunidades para manter uma loja que se destaca no mercado pela qualidade dos itens e preços justos.
 

Algumas dicas administrativas são essenciais para facilitar essa jornada do empreendedor, que precisa se comprometer com a competitividade do negócio, visando manter sua empresa aberta e lucrativa.
 

Estratégias Para Uma Loja Competitiva

 

Algumas estratégias precisam ser adotadas na administração do seu negócio para que ele se mantenha competitivo, confira:
 

Estar Sempre De Olho na Concorrência
 

Se a administração da sua empresa não tem o cuidado de acompanhar as novidades que o concorrente direto está lançando, dificilmente vocês conseguirão se manter competitivos frente aos concorrentes.
 

Estar de olho não significa copiar, mas ter a certeza de que sua empresa tem bons produtos, preços competitivos e que existe um esforço diário dos seus colaboradores para se manterem sempre melhores que os concorrentes diretos.
 

Manter a Equipe Treinada
 

Oferecer treinamento constante para a sua equipe de vendas é essencial para manter a loja atrativa para os clientes.
 

Se um cliente não passa por uma boa experiência de compras, além de ter perdido uma venda a empresa provavelmente terá uma pessoa na cidade falando negativamente sobre a marca para todos os amigos próximos.
 

Isso é extremamente ruim, uma vez que é muito difícil reverter esse tipo de boca a boca.
 

Agregar Valor Ao Produto
 

Várias empresas oferecem os mesmos produtos que você! O que a sua loja tem feito para agregar valor aos itens que vende e se diferenciar?
 

Ter o cuidado de se manter diferente dos demais concorrentes é um fator decisivo para a escolha de onde seu cliente irá comprar.
 

Se 3 lojas vendem o mesmo produto na mesma cidade e com o mesmo preço, o que faz com que uma venda muito mais que a outra? A diferenciação competitiva! Seja porque atende melhor ou porque entrega o produto mais rápido, se diferenciar é vital para a competitividade. 
 

Estar Atualizado
 

Por ter uma rotina muito puxada nos negócios, é comum que o empresário não se atualize sobre lançamentos de produtos no mercado.
 

Ocasionando perda de vendas uma vez que o caminhoneiro busca a loja para procurar as novidades e elas não estão disponíveis no estoque.
 

Por isso, parte da competitividade da loja é também a sua capacidade de inovar e apostar em tendências do segmento para atrair e agregar valor para os clientes.
 

Nunca Deixe de Divulgar
 

Muitos empresários ainda acreditam que a loja só necessita de boca a boca para crescer, o que é um erro!
 

É preciso manter seus investimentos em publicidade da sua loja sempre em dia, visando sempre atrair novos clientes e divulgar sua marca, contribuindo também para que os clientes que já conhecem a empresa se lembrem dela na hora de fazer novas compras.
 

Além de manter todas essas estratégias funcionando em conjunto, é preciso também apostar na fidelização do caminhoneiro, visando ter a loja sempre cheia.
 

Sempre Aposte na Fidelização

 

Todo cliente que entrou na sua loja é uma chance de fidelizar um consumidor que nunca mais vai procurar o que precisa na loja ao lado.
 

Mas a fidelização é um processo realmente delicado e que requer dedicação por parte da empresa, por isso mesmo, a maioria das lojas não é capaz de realmente fidelizar o consumidor, este pode ser o seu diferencial competitivo! Para fidelizar o cliente é preciso adotar algumas posturas como:
 

Oferecer uma boa experiência de compra;

Garantir bons preços;

Agregar valor ao produto;

Se preocupar com o pós-venda;
 

É sempre importante perceber que o caminhoneiro é um cliente que conhece o país inteiro e que existem centenas de lojas de autopeças espalhadas no Brasil.
 

O que fará com que seu cliente volte para fazer várias compras na sua empresa é a sua capacidade de fidelização e o investimento contínuo na construção de um bom relacionamento com esse caminhoneiro.

Escreva aqui sua opinião

08 de julho 2019

NOSSAS MARCAS

Climatizar Climatizadores
  • +55 54 3231.7300

  • climatizar@climatizar.com

  • Rua Os Independentes de Barretos, 790
    Parque de Rodeios, Vacaria/RS