Dirigir é antes de tudo uma questão de responsabilidade, porque um veículo automotor é capaz de provocar acidentes fatais quando não é conduzido da maneira certa, causando a morte de pessoas inocentes e consequências para as que sobrevivem ao acidente.

Devido ao alto número de acidentes registrados diariamente nas estradas brasileiras, o governo endureceu as penas contra motoristas alcoolizados. Afinal, dirigir e beber põe em risco a vida do motorista e de todos que estão inocentemente ao seu redor.

A Lei 13.546, está vigente no país desde abril deste ano, e sobe para cinco a oito anos de prisão a pena para o homicídio culposo (quando o culpado não teve intenção de matar) causado sob efeito de álcool ou outras substâncias psicoativas. Até agora, a reclusão era de dois a quatro anos.

Em casos de lesão corporal grave ou gravíssima a pena que era de 6 meses a dois anos de reclusão passou a ser de 2 a 4 anos. O endurecimento das leis de trânsito tem como objetivo diminuir o índice de motoristas que usam álcool e outras drogas antes de dirigir.

Afinal, este é um dos principais motivos de mortes nas estradas brasileiras. E segundo pesquisas cerca de 7,3% da população adulta brasileira assumiu já ter consumido álcool antes de dirigir, o que coloca em risco a vida de todas as pessoas ao seu redor, além de se expor ao risco de dirigir sem suas plenas capacidades físicas e mentais.

Ao consumir álcool o indivíduo tem seus músculos mais relaxados, diminuindo sua capacidade de controlar os seus músculos, bem como se diminui a capacidade de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo.

Dependendo da quantidade de álcool ingerido, o indivíduo perde grande parte da sua capacidade de reagir a estímulos, ou seja, em uma situação onde será preciso frear um carro ou caminhão, o motorista embriagado só irá perceber essa necessidade quando for tarde demais.

Por isso, a melhor estratégia sempre que você sentir desejo de ir a um bar ou tomar uma cerveja no final do dia com os amigos, é eleger alguém sóbrio para te levar para casa depois da diversão!

E se somente a sua segurança e das outras pessoas não é fator decisivo para que você escolha beber e entregar as chaves do veículo para alguém sóbrio, vale a pena lembrar dos altos valores a serem pagos caso algum policial observe que você estava dirigindo sob o efeito de álcool.

Caso um motorista seja encontrado dirigindo sob o efeito de álcool a multa a ser paga por ele é de R$ 2.934,70 além dos pontos a serem descontados em sua habilitação por se tratar de uma infração de natureza gravíssima.

Além da multa, o motorista infrator terá seu direito de dirigir suspenso por 12 meses, e terá que fazer um curso de reciclagem para receber novamente seu direito a sua carteira nacional de habilitação.

O fato é que essas leis mais duras que vigia e pune os motoristas alcoolizados tem sido bastante eficaz, as pesquisas mostram uma redução cada vez mais alarmante nos números de acidentes nas estradas brasileiras.

E se você ainda acha que essa medida foi exagerada, é importante salientar que de 2009 até 2017 foram registrados 460 mil casos de morte provocados por motoristas embriagados, e que todas essas vidas podiam ter sido poupadas se esses infratores tivessem certeza que seriam punidos ao dirigir alcoolizados.

Com o endurecimento das leis e o aumento da fiscalização nas estradas, os feriadões e finais de semana têm sido mais tranquilos, evitando que pessoas inocentes tenham suas vidas interrompidas por motoristas alcoolizados e irresponsáveis causando acidentes no trânsito.

E se você quer ficar sempre por dentro de todas as novidades que interferem na vida do caminhoneiro, as novas leis de trânsito, os lançamentos de caminhões novos e ainda fazer amigos, está na hora de frequentar festas e eventos para caminhoneiros!

Acredite: em muitas cidades ocorrem reuniões anuais para que os caminhoneiros possam se divertir, passar um tempo em família e conhecer colegas de profissão, para saber mais sobre esses eventos clique aqui.

E não se esqueça que dirigir não combina com álcool, e que você deve ser um motorista responsável não só com a sua vida, mas com a de todas as pessoas ao seu redor!