Com o crescimento do número de usuários na internet, é possível encontrar quase todos os produtos disponíveis em e-commerce.

Segundo pesquisa divulgada pela Forbes, cerca de 90% dos consumidores começam suas compras no mundo virtual, fazendo pesquisas online sobre o produto desejado, independente de qual segmento e tipo de produto.

E esse comportamento de consumir primeiramente online tem chamado a atenção dos empresários do setor de autopeças e acessórios. E muitos dos empresários pensam em e-commerce para loja de autopeças, vale a pena entrar nessa onda? Sim!

Em setembro de 2017, Leandro Ribeiro, então head da categoria de auto partes do Mercado Livre anunciou que a venda de autopeças segue como líder de vendas do site. E segundo dados do E-bit, a venda de autopeças online cresceu cerca de 75% entre os anos de 2015 e 2016. 

Acontece que ter um e-commerce de autopeças é um desafio! Seja para aqueles que já possuem loja física consolidada, ou para os que querem empreender em um e-commerce com garantia de sucesso de vendas mesmo sem possuir loja física.

A administração de um e-commerce e a atenção a ser dada para a sua loja virtual de autopeças é totalmente diferenciada com relação a loja física, por isso, o sucesso de uma loja não está associado ao sucesso da outra.

Caso você já possua uma loja física, a presença no mundo virtual é um diferencial competitivo que pode dar fôlego ao seu negócio já existente, expandido sua atuação e aumentando faturamento. 

Isso pode acontecer de maneira natural porque a sua loja virtual passa a operar como uma vitrine que expõe seu produto para o mundo inteiro, o que amplia fortemente a sua capacidade de divulgação e venda de produtos.

No entanto, a logística de venda é totalmente diferente e muitos fatores podem interferir no seu percurso em busca do sucesso de vendas da sua loja virtual, confira algumas dicas:

 

Divulgue

 

Se você já tem uma loja física, divulgue seu e-commerce para as pessoas que já são seus clientes.

Caso o seu e-commerce de autopeças seja sua primeira loja, divulgue-a em outras mídias digitais, como redes sociais.

 

Preço e Prazo

A formação de preços é um desafio especial para autopeças devido à forte concorrência de grandes redes já estabelecidas no mercado, e que já possuem ampla gama de produtos disponíveis a venda.

E o prazo também é um grande diferencial da sua loja, que precisa oferecer o produto desejado pelo cliente com a máxima agilidade, afim de que, o cliente sempre prefira fechar negócios com sua loja online, tendo a certeza de que receberá o produto de boa qualidade e no prazo estabelecido durante a compra.

 

Defina a Comercialização

A internet é um mar de possibilidades, você pode comercializar seus produtos de diversas formas: vendas por WhatsApp, Facebook, Instagram, Site Oficial, Marketplace, uma diversidade imensa de opções de plataformas que possibilitam a venda.

Essa escolha precisa ser bastante consciente e focada nas características do seu cliente, dos seus produtos e as margens de lucro que você deseja praticar.

Avaliar esses aspectos é importante para que você possa saber qual a melhor plataforma de venda, que te ajudará a de fato atender mais clientes diariamente e conquistar as vendas esperadas com o menor custo possível.

 

Encontre os Melhores Fornecedores

Para que uma loja tenha sucesso, o principal parceiro de negócios precisam ser os fornecedores dos produtos vendidos na loja!

Assim, a empresa consegue trabalhar com uma boa margem de lucros, consegue oferecer bons preços aos clientes, produtos de boa qualidade e garantir uma entrega satisfatória em qualquer estado brasileiro.

Se você quer dicas de como fechar parcerias com os melhores fornecedores de autopeças e acessórios, clique aqui. 

 

Comunicação Visual

Uma das questões mais importantes para passar credibilidade a uma loja virtual é a boa comunicação visual.

O cliente precisa se sentir visualmente confortável ao navegar pela sua página, por isso, contar com a ajuda de profissionais para montar sua loja virtual e disponibilizar os produtos em ordem e sequencia lógica, facilitando que sejam encontrados e os detalhes do produto possam ser percebidos pelo cliente, faz total diferença nas vendas finais.

Muitas empresas que não investem em ter um e-commerce com o visual profissional, acabam perdendo clientes porque as pessoas até visitam a página, mas não se sentem confiantes em fechar negócio.

Esperamos que essas dicas te ajudem a ter um e-commerce de autopeças de sucesso.