Economizar com os custos na estrada é importante para gerar lucro para as outras necessidades do caminhão, por isso, separamos dicas para economizar no combustível durante suas viagens.

 

O combustível é um dos principais custos da viagem de qualquer caminhoneiro, que precisa calcular esse custo para saber se o frete vale a pena.

 

Em épocas onde o diesel só sobe, sabe como economizar é fundamental para que você possa ter um lucro maior a cada viagem, por isso, separamos 5 dicas para economizar o combustível, confira!

 

Respeite os Limites de Peso Para Economizar Combustível

 

    Cada caminhão é projetado para suportar um determinado limite de peso. Não respeitar esse limite oferta riscos para o condutor e passageiros, além de aumentar significativamente o consumo de combustível.

     

    Tendo em vista que o caminhão está sobrecarregado e obviamente isso irá causar mais desgaste não só de diesel como também das peças.

     

    Por isso, uma estratégia inteligente para ter mais conforto e segurança na estrada, além de economizar no combustível é respeitar o limite do caminhão.

     

    Calibre os Pneus

     

      Calibrar corretamente os pneus aumenta a vida útil deles, gerando uma economia significativa. Além disso, também impacta na utilização de combustível que passa a ser otimizada com a calibragem correta.

       

      O ideal é que você calibre os pneus antes de cada viagem ou pelo menos uma vez por semana, garantindo a pressão correta para todos eles, o que pode impactar em uma economia de até 10% do diesel que seria utilizado se o pneu não estivesse corretamente calibrado.

       

      Escolha um Posto de Confiança Para Economizar Mais

       

        Na hora de abastecer seu caminhão, não considere apenas o preço que o posto está cobrando sobre o litro do diesel!

         

        Abastecer em postos desconhecidos pode representar um furo no orçamento, tendo em vista que o diesel fraudado não apresenta o mesmo rendimento que o diesel de qualidade.

         

        A depender do que foi colocado no seu tanque, isso pode diminuir também a vida útil das peças do caminhão, por isso, é sempre muito importante ter cuidado na hora de escolher um local para abastecer seu parceiro de estrada.

         

        Uma forma de conhecer melhor os postos da região em que você roda é conversando com os amigos caminhoneiros e pegando dicas de onde eles estão abastecendo e se estão gostando.

         

        Planeje seu Percurso 

         

          Utilizar aplicativos de trânsito para planejar a rota evita que você se perca pelas cidades que ainda não conhece, o que iria gerar maior consumo de combustível.

           

          Outro fator importante é que esses aplicativos contribuem para que o caminhoneiro observe qual trajeto está engarrafado.

           

          Muitas vezes, ir pelo trajeto um pouco mais longo, mas que está livre te ajuda a economizar mais combustível e tempo na estrada, fazendo com que seu frete chegue logo ao destino e você possa voltar para casa mais rápido e com total segurança.

           

          Lembre-se que passar a marcha na hora certa é fundamental para que você possa economizar combustível e que ficar preso em engarrafamentos aumenta o consumo.

           

          Preste Atenção na Velocidade

           

            Passar de 80 quilômetros por hora pode representar um alto custo para o seu bolso! A maioria dos veículos são desenvolvidos para apresentar seu melhor consumo na faixa entre 40 e 80 quilômetros por hora.

             

            Justamente por isso, avançar muito na aceleração pode aumentar consideravelmente o consumo de diesel e ocasionar um desperdício desnecessário de combustível.

             

            Planeje sua rota de forma que você consiga se manter em uma velocidade média de 70 a 80 quilômetros por hora e chegue no horário certo para entregar seu frete.

             

            Outro fator importante é evitar a banguela! Muitos caminhoneiros são adeptos dessa prática que é arriscada e pode ocasionar um acidente fatal, portanto, é uma economia de combustível que não vale a pena tentar.

             

            Como Economizar na Estrada?

             

            Economizar na estrada é fundamental para que você tenha mais lucro a cada frete e consiga manter os cuidados com o caminhão sempre em dia.

             

            Por isso, é interessante apostar em acessórios que aumentem a vida útil de suas peças, realizando compras assertivas para o seu caminhão estar sempre revisado e com a manutenção em dia.

             

            Afinal, esse cuidado é fundamental para a sua segurança na estrada. Gerando mais economia a longo prazo sem nenhum prejuízo para o caminhão.