É papel do líder conseguir lidar com colaboradores difíceis gerando mais harmonia para o grupo, mas esta não é uma missão nada fácil! Por isso, separamos várias dicas de como liderar pessoas difíceis.

 

Algumas pessoas são naturalmente menos habilidosas em seus relacionamentos interpessoais e por isso, tendem a ser mais difíceis de serem lideradas, destoando um pouco do grupo de profissionais.

 

O que não significa dizer que essas pessoas não possam ser excelentes profissionais ou que são casos perdidos! Pelo contrário, liderar com eficácia nesse tipo de situação é extremamente importante para conseguir extrair o melhor dessas pessoas consideradas difíceis.

 

Entenda e Respeite os Perfis

 

Cada profissional tem um perfil comportamental, isso é natural em todas as equipes uma vez que a empresa é composta por pessoas diferentes.

 

O primeiro passo ao assumir uma liderança é que você não rotule ninguém! Isso mesmo, se você assume a liderança achando que determinado colaborador é chato, outro possui personalidade forte e outro é mais pacato, isso acaba sendo ruim para a sua liderança.

 

É preciso perceber e compreender que ao acreditar em rótulos, tudo que a pessoa fizer passará a ser entendido por você como um sinal de reforço desse rótulo.

 

Por exemplo: você acredita que seu vendedor é arrogante, se ele não está vendendo bem ultimamente, você tende a naturalmente acreditar que a arrogância dele está interferindo no sucesso das vendas.

 

Por isso, é importante que o líder tenha afastamento emocional de sua equipe para que ele possa realmente observar qual o comportamento de cada colaborador e dedicar maior atenção aos que mais precisam.

 

Perceber que os comportamentos negativos podem ser modificados e que vale a pena investir seu tempo como líder para trabalhar os comportamentos negativos de profissionais que são valiosos para a empresa é essencial para liderar grupos difíceis. 

 

Estimule Mudanças Positivas

 

Uma vez que já existe o afastamento emocional, você será capaz de passar feedbacks assertivos como todo líder deve fazer.

 

É preciso garantir que os feedbacks sejam baseados em números e que você tenha a paciência necessária para explicar ao seu colaborador que o comportamento dele está sendo prejudicial para a equipe.

 

Se o comportamento ruim se manifesta ao não aceitar feedbacks, você precisa se reunir somente com essa pessoa e orientá-la sobre a importância de aceitar as críticas e remodelar seu comportamento de acordo com o que a empresa precisa.

 

Firmeza e Clareza

 

O exemplo do líder conta muito para o comportamento de sua equipe! Por isso, é importante que você seja uma pessoa firme em suas decisões, saiba ouvir críticas construtivas e sugestões da sua equipe e consiga agir de forma humana.

 

Quando o líder apenas enxerga números e exige um determinado rendimento de sua equipe, ele precisa dar condições para que isso seja alcançado e estar disposto a também ouvir de seus colaboradores algumas reclamações sobre o funcionamento atual da empresa.

 

Esse tipo de troca é importante para que todos evoluam juntos, por isso, se você tem um colaborador que reclama abertamente e você o considera difícil de lidar, saiba que está na hora de observar as reclamações e verificar se de fato você está dando o suporte necessário para que todos deem o seu melhor no trabalho.

 

A Importância do Entrosamento

 

Quando uma equipe tem disputas internas isso é muito perceptível para o cliente, o que torna a experiência de compra desse cliente menos positiva, podendo fazer com que ele nunca mais volte até a loja para efetuar uma nova compra.

 

Justamente por isso, o líder precisa estimular um bom clima organizacional, garantindo que todos se vejam como parceiros profissionais e que trabalhem juntos em prol do crescimento da empresa. Quando isso não acontece a imagem da empresa tende a ficar abalada no mercado em que ela atua.

 

Daí a importância de ter um líder que se dedique a unir a equipe através de boas experiências vivenciadas no trabalho em grupo e do reconhecimento constante de que a equipe é boa como um conjunto.

 

É também papel do líder estabelecer o quanto vale a pena se esforçar para melhorar o comportamento de um colaborador que não contribui para esse ambiente amigável.

 

Caso o líder se esforce e não veja resultados positivos, é papel dele estabelecer qual será o momento certo para avaliar se ainda vale a pena continuar investindo nesse profissional que é talentoso, mas que é difícil de lidar.