O Brasil é um país de dimensões continentais, por isso mesmo, é preciso saber como lidar com as diversas culturas e estilos diferentes de caminhoneiros para atender bem a todos os clientes que chegam até sua loja.

 

Lidar com o público no Brasil requer habilidade e percepção, principalmente quando se trata de atender caminhoneiros que são oriundos de diferentes regiões do país.

 

Respeitar a cultura, modo de falar, desejos e necessidades de cada cliente é essencial para construir uma empresa que realmente se importa em ofertar o melhor e que tem consciência sobre seu papel na sociedade.

 

Ter Empatia

 

Esta é uma característica essencial a todo aquele que deseja trabalhar com atendimento ao público, principalmente porque somente exercitando sua capacidade de empatia é que se consegue vender e fidelizar os clientes.

 

Para que seus vendedores possam ter essa capacidade de se colocar no lugar do cliente, é preciso realizar treinamentos constantemente, visando que todos conheçam os produtos e tenham total domínio sobre a capacidade de empatia.

 

Tornando a venda um processo muito mais interessante para o cliente que irá se sentir ouvido e realmente bem atendido, ao perceber que o vendedor se esforçou para atender de maneira satisfatória e respeitando os desejos e necessidades dele.

 

Exigir o Respeito

 

Precisa partir da empresa a exigência de que todas as pessoas ao chegarem na loja devem ser tratadas com atenção e respeito e isso deve ser sensivelmente acompanhado pela gestão da loja.

 

Atualmente já encontramos mulheres que dirigem caminhões pelo país e que assim como os homens, possuem cuidado e carinho com seu veículo.

 

Elas precisam ser bem tratadas e respeitadas ao chegarem nas lojas de peças. O bom atendimento nessa hora é crucial para que a caminhoneira perceba que o vendedor não está tentando empurrar produtos ou achando que ela entende menos do próprio caminhão pelo fato de ser mulher.

 

Precisa partir da gestão da empresa o cuidado em exigir uma postura profissional por parte dos vendedores que devem esclarecer as dúvidas dos clientes para que elas ou eles possam se sentir confortáveis para comprar ou não o produto ofertado.

 

Assim, o ambiente da loja será mais acolhedor e todos os clientes sentirão o desejo de permanecer no espaço, aumentando as chances de venda dos produtos disponíveis.

 

Estimular a Diversidade

 

Além da empatia, é interessante que o colaborador seja estimulado pela empresa a conviver em respeito com todos os outros colaboradores que devem ser escolhidos visando ter uma empresa com diversidade.

 

Se na sua loja os vendedores têm a mesma visão, concordam em tudo e não são estimulados a conviverem em ambiente acolhedor, você provavelmente tem um problema!

 

Acontece que o Brasil é um país de diferentes hábitos, raças, culturas, estilos e se isso não se reflete na sua empresa os próprios clientes podem se sentir desconfortáveis com essa falta de representatividade.

 

Além disso, se o colaborador não é constantemente estimulado a dar opiniões, pensar diferente e fazer sugestões, a empresa perde um pouco da sua capacidade e energia de renovação.

 

Porque é justamente desse pensar diferente que surgem as melhores ideias para otimizações no cotidiano de trabalho, por isso, desde a contratação da equipe deve ser pensado e favorecido que exista diversidade na empresa.

 

Treinamento Constante

 

Além de escolher bons profissionais com um currículo de vendas impecável, é importante que a empresa ofereça treinamentos frequentes para os colaboradores.

 

Os vendedores precisam estar frequentemente se reinventando e aprendendo novas técnicas para chegar até o cliente e transformar a experiência dele de compras em um momento muito positivo.

 

Com a possibilidade de realizarem as compras de produtos e peças online, a relação da loja com o cliente mudou, por isso mesmo, é preciso ofertar uma experiência agradável para que o caminhoneiro tenha o interesse de ir até a loja.

 

Afinal, um público que anda o país inteiro e conhece diferentes lojas, diferentes preços e produtos, não precisa se fixar a um local se ele não atende bem.

 

Sendo importantíssimo conhecer o seu público e entender as necessidades do caminhoneiro que vai até a loja, treinando constantemente novas formas de atraí-lo e fidelizar esse cliente, de modo que ele tenha motivos para ser um consumidor fiel.