A definição da linha de produtos é um passo essencial para que você conquiste o sucesso que deseja para a sua empresa de autopeças.

Mas para muitos essa é uma etapa complexa, devido a inexperiência no ramo, se você está passando por essa dificuldade, continue lendo!

Iremos esclarecer algumas questões que podem te ajudar.

 

Montando o Estoque

 

Para montar uma loja de autopeças é importante que você entenda bastante sobre os produtos que pretende vender.

 

Somente entendendo questões como: a qualidade, funcionalidade e quem procura aquele determinado tipo de produto é que você poderá definir quais serão os itens que farão parte do seu estoque. Por isso, se sua ideia é montar uma loja de acessórios para caminhão, recomendamos fortemente que você estude o mercado como uma primeira atitude para escolher uma linha de produtos de forma mais assertiva.

 

Afinal, entender as necessidades dos consumidores é uma das formas mais inteligentes de saber como atendê-los bem. É importante perceber também, que as linhas de produtos são muito extensas e que para não comprar em exagero produtos que não são fáceis de vender, você também deve considerar as questões externas.

Levar em consideração por exemplo o seu ponto comercial, a concorrência local e ter uma ideia nítida de quem é seu público faz com que você possa reduzir as compras e mesmo assim ter todos os produtos que seus clientes irão procurar na sua loja.

Para que você tenha uma ideia, você poderá comercializar produtos como:

 

Faróis de diversos modelos e tamanhos;

Bancos, carpetes e tapetes;

Freios e sistemas de frenagem;

Retrovisores;

Baterias de diferentes marcas e potências;

Peças para a parte elétrica e peças para a parte mecânica.

 

    Comprar tudo isso de uma só vez requer um bom investimento inicial, por isso, tudo deve ser avaliado nessa primeira compra.

     

    Quais Produtos Ter Para Lucrar?

     

    Se a sua dúvida é sobre quais produtos são os principais para aumentar a sua lucratividade na sua loja de autopeças, recomendamos fortemente que você aposte em ter algumas peças que estão na moda entre os caminhoneiros.

    Existem alguns itens de personalização dos caminhões que todos os profissionais das estradas desejam ter, essas peças que se tornam momentaneamente mais cobiçadas precisam estar disponíveis na sua loja. Assim, você atrai novos clientes.

     

    Lembre-se de oferecer sempre produtos de boa qualidade para garantir a fidelização dos seus clientes, que é etapa muito importante para aumentar a lucratividade. Mais difícil do que atrair novos clientes e fidelizar aqueles que já são clientes, e a fidelização é etapa essencial para que você venda com mais frequência.

    Quando você tem todos os produtos essenciais para a rotina dos seus clientes, dificilmente eles irão procurar uma loja concorrente e isso é importante para que você sempre mantenha seus clientes comprando novamente na sua loja.

     

    Gestão de Estoque

     

    Outro aspecto importante quando você deseja montar a sua linha de produtos é fazer uma boa gestão de estoque.

     

    Ao comprar as peças você deve estar sempre de olho em quais são os produtos que possuem mais procura pelo seu público, assim, você passa a entender melhor quais são as necessidades desses clientes e poderá atendê-las, evitando que faltem essas peças e seu cliente procure na concorrência.

     

    Para aprender mais sobre gestão de estoque, temos um post completo sobre o tema que você pode acessar clicando aqui.

     

    Apostar em sistemas de gestão de estoque informatizados é também uma boa forma de investir na sua loja e autopeças com inteligência, afinal, esse tipo de investimento gera um bom retorno principalmente por facilitar a gestão da loja.

     

    Se você quer aprender mais sobre investimentos que oferecem bons retornos para as lojas de autopeças, clique aqui.

     

    Se você não possui uma grande quantia para o investimento inicial, comece sua loja com produtos que são mais básicos e que certamente terão boa aceitação no mercado. Assim, você terá capital para reinvestir na sua empresa e garantir que os lucros começarão a aumentar conforme você se esforça e dedica seu orçamento para os reinvestimentos que devem ser pensados de forma bastante crítica, visando sempre aumentar o potencial de vendas do seu negócio.

     

    Esperamos que essas dicas te auxiliam a montar uma loja de autopeças de muito sucesso entre os caminhoneiros.