Diante da instabilidade econômica que o Brasil enfrenta desde meados de 2008, algumas lojas de acessórios para caminhões tiverem de se reinventar para vencer a crise.

O setor de vendas de caminhões foi um dos mais afetados pelo declínio da economia no país, apresentando uma queda nas vendas de aproximadamente 52% desde 2014, considerando todas as categorias existentes de veículos deste porte.

Desta maneira algumas montadores e lojas de autopeças tiverem de encontrar estratégias para controlar a crise e obterem um faturamento mensal satisfatório para o negócio.

Este artigo foi desenvolvido com o objetivo de apresentar quais as estratégias de mercado que algumas lojas de acessórios para caminhões utilizaram como forma de superar o declínio na economia brasileira.

Qual setor foi o mais afetado pela crise?

O setor de caminhões foi o mais afetado pela crise econômica devido ao fato de ser o meio de transporte predominantemente utilizado em indústrias da área de mineração, agricultura, construção civil, alimentos e outras.

Como as empresas destas áreas foram diretamente afetadas pelo declínio econômico do país, o setor de caminhões acabou sofrendo os reflexos desta queda desde as montadoras até as lojas de peças e acessórios.

Como as lojas de acessórios estão vencendo a crise?

Por terem sido um dos setores mais afetados economicamente, as lojas de acessórios para caminhões tiveram a necessidade de se reinventarem para conseguir vencer a crise utilizando algumas estratégias de mercado como as citadas a seguir.

 

  1. Utilização da internet para aumentar os canais de vendas 

A internet é um dos meios mais populares para anunciar produtos atualmente, pois leva em consideração que cerca de 60% da população brasileira tem acesso à web e desta uma boa parcela prefere realizar compras online.  

Desta forma, uma das maneiras mais eficazes que as lojas encontraram para continuarem visíveis no mercado foi propagar seus produtos e serviços através de redes sociais ou demais plataformas como sites e blogs.

 

  1. Inovação de estoque 

Muitas empresas acabam tendo seus estoques sucateados por apresentarem produtos ultrapassados tecnologicamente o que faz com que haja uma grande perda de novos clientes e consequentemente novas vendas.

Sendo assim, mesmo em meio à crise alguns estabelecimentos decidiram renovar suas reservas dispondo de acessórios e equipamentos que estão mais em alta neste setor de mercado devido ao seu design ou tecnologia inovadora.

 

  1. Investimento em softwares de gestão empresarial

Um dos motivos que mais podem abalar um estabelecimento em meio à crise econômica é a má gestão empresarial e seus consequentes gastos desnecessários.

Sendo assim as lojas do setor começaram a investir em softwares de gestão que tem como objetivo facilitar oi gerenciamento dos diversos setores do estabelecimento proporcionando uma visão mais ampla do negócio.

Estes programas foram desenvolvidos para não só apontar falhas nos demais processos da empresa, mas também para ajudar o gestor é conhecer melhor seu mercado consumidor e desenvolver estratégias de marketing para atingi-lo diretamente, aumentando consideravelmente as chances de novas vendas.

 

  1. Trabalhar com sistema de pagamento via cartões de crédito

Os cartões de crédito se popularizaram e são uma excelente maneira do empresário evitar possíveis danos financeiros à sua empresa devido a inadimplência dos seus clientes.

Com este modelo de pagamento os estabelecimentos não precisam mais vender fiado ou parcelado concedendo seus próprios créditos e consequentemente ficando com um buraco no setor financeiro da empresa.

Desta forma eles podem utilizar do sistema de parcelamento para o cliente normalmente através do cartão, porém recebem seu dinheiro de maneira integral após o ato da compra através do crédito bancário do consumidor.

Conclusão

Em meio a uma instabilidade econômica é essencial que o empreendedor saiba se posicionar no mercado de forma que consiga renovar seu negócio, mantendo a visibilidade de sua empresa em alta para assim poder vencer a crise.