Fala aí fera!

Climatizador para Caminhão x Ar Condicionado? Vamos falar hoje, sobre essa dúvida que encontramos todos os dias, principalmente, na página da Climatizar lá no Facebook.

Muita gente nos pede por que ninguém inventa um Ar-Condicionado que funcione com o caminhão desligado, ou então, quais são os reais benefícios dos climatizadores para caminhão.

No artigo de hoje, vamos procurar esclarecer essas dúvidas, para que você também possa fazer a sua escolha na hora de adquirir um equipamento que seja melhor para o seu caminhão, para a sua saúde e para sua qualidade de vida na estrada.

 

Climatizador para Caminhão

Características e Benefícios:

Os climatizadores para caminhão têm como principal característica, a relação com a umidade do ar. Ou seja, o climatizador, através de seu reservatório de água, trabalha circulando e umidificando o ar do ambiente, combatendo as altas temperaturas de forma mais saudável ao ser humano.

A umidade do ar é importantíssima para um bom fluxo respiratório e, inclusive, auxilia no combate às alergias. Também por isso, seu uso contínuo é recomendado e adequado, tanto para os períodos de trabalho (enquanto o caminhão está rodando), quanto para os períodos de parada, como à noite, por exemplo.

Outro grande benefício dos climatizadores para caminhão é a pouca energia necessária para o seu funcionamento. Segundo especialistas da área, o consumo de energia de um climatizador gira em torno de 10% do consumo de um ar condicionado.

Esta grande diferença é um dos principais motivos pelos quais os climatizadores são tão recomendados, afinal, com o caminhão desligado, torna-se praticamente inviável manter um ar-condicionado funcionando continuamente.

Embora, a nossa maior preocupação, seja mesmo com a qualidade de vida dos estradeiros. Uma boa noite de sono, com uma cabine bem arejada e com a umidade do ar controlada, pode garantir um dia a dia mais tranquilo e equilibrado, o que ajuda a reduzir o impacto da distância de casa.

Imagina você sair de casa para trabalhar e voltar toda vez doente? Pulmões e garganta ressecados e com todo o tipo de alergias, como rinite, tosse e outros, lhe incomodando incessantemente…

Mas seria o ar condicionado, portanto, um vilão?

É o que vamos ver agora!

 

Ar Condicionado para Caminhões

Primeiro, respondendo à pergunta a cima: Claro que não!

O ar condicionado não se torna um vilão, simplesmente por seu uso contínuo, não ser recomendado. Afinal, tudo em excesso faz mal, não é mesmo?!

A questão é que o ar condicionado trabalha em processo diferente dos Climatizadores para caminhões. Eles substituem o ar de um ambiente pelo ar gelado, reduzindo a umidade deste ar, o que acaba ocasionando as tradicionais irritabilidades e alergias, como a da garganta e o ressecamento dos olhos, quando a exposição se dá por tempo prolongado. Embora, os novos equipamentos utilizem filtros para redução de ácaros, fungos e bactérias.

Em regiões de clima muito quente, onde a umidade do ar é estável, o uso do ar condicionado é ideal para a redução rápida de temperatura do ambiente. Com ele, pode-se rapidamente reduzir as temperaturas para algo entre 18 e 22 graus, para então, serem mantidos com o uso do Climatizador ou Interclima.

Motoristas experientes e que rodam por todos os cantos do Brasil e, também por outros países, costumam fazer uso dos dois aparelhos, sempre utilizando o ar condicionado pontualmente, porém, fazendo uso contínuo do Climatizador.

Cabe também comentar, que pelo alto consumo de energia, o ar condicionado também reduz a potência do motor, aumentando o consumo de combustível durante o seu uso, O que com o Climatizador, isso não acontece.

 

Conclusão

Não é nosso intuito aqui neste texto, apenas ressaltar os benefícios dos Climatizadores por se tratarem de nosso principal produto, mas alertar você quanto ao uso racional dos recursos que podem melhorar sua qualidade de vida de vida na estrada.

Como dissemos acima, claro que o ar condicionado pode reduzir as altas temperaturas mais rapidamente, mas é imprescindível que ao permanecer por longos períodos de tempo em um ambiente fechado e pequeno, como a da cabine de um caminhão, você faça o uso de um Climatizador para poder manter a umidade do ar em um nível agradável para sua saúde.

Esperamos ter ajudado!

Agora, compartilhe este conteúdo com seus amigos nas redes sociais! Mostre que além de uma fera no volante, você também é uma pessoa muito bem informada!

Até o próximo conteúdo!