Um atendimento qualificado é o diferencial mais apreciado pelos clientes, ser atendido com uma abordagem cativante, educada, personalizada e informativa é o fator que fará diferença no seu negócio.

A informação somada ao atendimento ao cliente é um serviço que as empresas e lojas devem dispor para atrair novos olhares e destaque. Uma assistência qualificada que conta com atendentes que possui dominância sobre o assunto faz toda a diferença.

Compreender as esferas que envolvem o nicho é essencial para um bom atendimento personalizado.

É preciso que toda a equipe disponha de conhecimentos sobre os serviços oferecidos, vantagens e benefícios dos produtos, informações que solucionam dúvidas e questionamentos sobre as peças, acessórios e produtos.

O atendimento qualificado vai muito além de ser bem-educado, é necessário que todos os atendentes se envolvam nos setores da loja, esse elemento é considerado para muitos caminhoneiros a chave principal no serviço.

4 dicas para oferecer um atendimento personalizado ao cliente

 

  1. Entenda seu cliente 

O ramo logístico de peças e acessórios para caminhões demanda um público – alvo específico, como em qualquer outro nicho mercadológico. Porém o conhecimento sobre o cliente precisa ser construído e aprimorado junto à equipe de atendimento.

Isto é, não se deve somente atender os caminhoneiros como qualquer outro tipo de cliente do setor de automóveis. O público demanda do funcionário um atendimento personalizado, com conhecimentos definidos sobre o setor.

 

  1. Disponha de uma equipe motivada 

Atender é sinônimo de motivação dentro do setor comercial, é preciso que a equipe de atendimento esteja engajada nos serviços oferecidos pela empresa ou loja.

O engajamento de todos os grupos de trabalho precisa ser construído em conjunto. É essencial que todos possuam prazer em atender e se sintam motivados a solucionar todas as problemáticas dos clientes.

A equipe de atendimento precisa ser uma via que molde a imagem da empresa, para que os clientes possam se identificar com a loja, ter satisfação ao comprar e o mais importante, adquirir confiança ao estabelecimento.

 

  1. A comunicação e a linguagem são fatores essenciais 

Não é por menos que os caminhoneiros classifiquem o atendimento qualificado como fator principal em suas compras, os ramos empreendedores que oferecem o S.C.O.T, são os que mais se destacam.

Mas o que é o S.C.O.T? Esse termo resume a chave do bom atendimento, ele se refere a Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência. As informações expostas aos clientes sempre precisam estar dispostas desses elementos.

É primordial que todo o suporte aos caminhoneiros seja formulado com soluções claras, diretas e bem objetivas. A linguagem precisa ser bem compreendida e a abordagem nunca pode ser confusa.

O cliente não busca auxilio com uma equipe mal informada, cheio de dúvidas e incertezas sobre o serviço. Nem sempre os atendentes irão ter respostas na ponta da língua, mas é importante pesquisar e não se utilizar de “achismos” na hora do atendimento.

 

  1. O atendimento é o suporte do negócio 

O atendimento é o reflexo do seu comércio, por esse motivo é tão importante possuir uma equipe de funcionários que repasse segurança e conhecimento no momento da mensagem que será transmitida.

Conclusão

O atendimento personalizado dentro do comércio é baseado no engajamento profissional dos funcionários. A linguagem precisa ser adequada ao setor, isto é, fale a língua do seu cliente e sempre se comunique de maneira clara e simples.

Uma boa equipe precisa estar bem informada e sempre se atentar aos assuntos relacionados à loja, para que as incertezas e inseguranças não sejam fatores que atrapalhem um bom atendimento qualificado.